TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pastoral da infância

Tese: Pastoral da infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Em 2014 o tema é “Água e energia”. A escolha ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interpendentes, uma vez que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica de energia, precisa de recursos hídricos para a sua produção.

Dados da Agência Internacional de Energia, mostram que um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030, poderia aumentar a demanda por água em até 20% do recurso utilizado na agricultura, devido ao uso de biocombustiveis. Outro dado da ONU aponta que certa de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas.

Outro dado que chama atenção é a grande contaminação das fontes de água (rios, lagos e represas). Muitas estão sendo poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Hoje já vemos em nosso país, grandes cidades sofrendo com a falta de água e no risco de racionamento.

Ação da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança motiva suas famílias para que valorizem as águas existentes na comunidade. Cobrando do poder público água tratada, obtendo assim, uma melhor qualidade de vida, com saúde e bem estar. Em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, desenvolve ações para a utilização de tecnologias sociais populares, para a captação e armazenamento de água para o consumo humano e para a produção de alimentos.

O trabalho está sendo realizado no Semiárido nordestino, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, através do despertar, nas famílias, da importância da união em busca de soluções para os seus problemas e na capacitação de lideranças, com métodos simples e adequados de tratamento de água, bem como fornecer informações sobre doenças provocadas pelo consumo de água contaminada.

Para mais informações sobre essa ação da Pastoral da Criança, clique aqui

Dicas para usar a água de maneira racional:

- Não use água para lavar carros e calçadas;

- Ao escovar os dentes, feche a torneira;

- Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;

- Acabe com os vazamentos em canos residenciais;

- Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura.

- Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;

- Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com