TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia

Resenha: Patologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

A falta de impermeabilização ou a utilização errônea do sistema impermeabilizante nas edificações faz com o que a umidade contamine suas estruturas. Pode aparecer em paredes e rodapés provocando manchas escuras (com aparecimento de fungos), bolhas, esfarelamento, o desmoronamento das placas de concreto e até o aparecimento de odor forte. A umidade sobe pelas paredes através dos materiais que constituem as paredes, entre eles as argamassas, o concreto e alvenaria. É um processo comumente chamado de capilaridade.

E para que não aconteça isso, antes e durante da obra é necessário verificar a permeabilidade do material, a porosidade e as condições de evaporação de água. Para isso, se pesa material um tijolo, por exemplo, e deixa o mesmo em uma bandeja com uma pequena camada de água. Após 24 horas, pesa-se novamente para saber quanta água o material absorveu em um dia, para ter uma ideia da absorção do tijolo. Com os sais presentes no solo e nos materiais, eles dissolvem-se na água e são arrastados até a superfície da parede e se cristalizam quando ocorre a evaporação da água. Isso resulta no aparecimento de eflorescências. Os tipos mais frequentes de sais higroscópicos que têm a capacidade de absorver a umidade do ar provenientes do solo e dos materiais de construção são: cloretos, carbonatos, nitratos e sulfatos.

Algumas das formas de se combater essa umidade é drenar o terreno, instalando um tubo de drenagem envolto em tecido sintético a mais ou menos 50 cm da superfície do solo, e cobri-lo com uma camada de brita. Esse tubo deve ficar em torno da casa conectado aos tubos da rede pluvial para que o excesso das águas da chuva seja levado para fora do terreno. Essa solução reduz os problemas com a umidade, mas não as elimina-os, pois deve-se isolar os baldrames (conjunto de vigas de concreto que correm sobre qualquer tipo de fundação) cortando a base das paredes e inserindo uma placa de PVC, ou impermeabilizante asfáltico. É um processo de custo mais alto, porém extremamente necessário para evitar patologias provenientes da umidade nas paredes.

Porém as técnicas mais eficazes contra a humidade ascendente são: instalação de uma barreira de impermeabilização, revestimento com rebocos de drenagem.

Barreira de Impermeabilização ou membrana estanque

As novas construções já usam este tipo de impermeabilização. Contudo, a aplicação deste tipo de barreira é bastante difícil e complexa para construções já existentes. Esta técnica consiste em retirar, com a ajuda de um cizel, uma fileira de tijolos da parte inferior da parede ou em realizar uma fenda com uma serra estilo tico-tico, por exemplo. O trabalho é realizado por partes, um metro de cada vez. Em cada fenda coloque um pedaço da barreira de impermeabilização (revestimento betuminoso hidrófugo, película de metal inoxidável, como o chumbo, ou uma membrana plástica macia ou rija). Se usar uma membrana em rolo, coloque-a sobre todo o comprimento da parede, antes de cortá-la. À medida que vai colocando uma tira da membrana na fenda, coloque novamente os tijolos no local de origem, evitando diferenças de cor entre os materiais novos e usados, preenchendo posteriormente as juntas com argamassa específica. Apesar de esta técnica ser muito eficaz, não pode ser realizada quando as paredes são duplas, instáveis ou muito espessas. Este tipo de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com