TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcp Sistema Produtivo

Monografias: Pcp Sistema Produtivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Qual é o tipo de sistema produtivo em questão? Contínuo, sob encomenda, lotes em massa, etc. Comente sua resposta.

Segundo Tubino o sistema produtivo em lotes deve ser relativamente flexível visando atender diferentes pedidos dos clientes e flutuações da demanda, empregando equipamentos pouco especializados, geralmente agrupados em centros de trabalho identificados como departamentos, e mão-de-obra mais polivalente. Os sistemas repetitivos situam-se entre os dois extremos, a produção em massa e a produção sob projeto. Logo o sistema produtivo em questão é do tipo “em lote”. De acordo com o proprietário da 575 Brasfort a produção varia conforme o número de sapatos encomendados, ou seja, toda a produção já está vendida, o que resulta na não existência de estoque de produtos acabados. Mas isso não significa que o processo produtivo seja sob encomenda, pois ele fabrica em média 35 modelos diferentes para um total de 16 clientes distintos, além da sua própria marca registrada. Ou seja, apesar de trabalhar com encomenda sua produção é realizada por lote, que ao terminar uma quantidade específica de sapatos, dar-se início a um novo tipo, mas que também é fabricado em uma certa quantidade, não sendo específico ou personalizado, que são características de um processo sob encomenda. O planejamento tem com visão as vendas, aumenta-se o número de pedidos e consequentemente aumenta-se a produção.

2 – O planejamento da produção é baseado em previsão de demanda ou não? Comente sobre o planejamento da produção.

De acordo com Tubino a previsão de demanda é uma das principais ferramentas no auxilio do planejamento estratégico e controle da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Pode-se afirmar que todo o planejamento produtivo da 575 Brasfort é baseado em previsão de demanda, este processo auxilia na determinação dos recursos necessários para a produção. Observa-se que nesta empresa todo o processo gira em torno da quantidade de calçados que serão produzidos, incluindo estoques e mão-de-obra. E o número de produtos acabados está relacionado aos pedidos em carteira, ou seja, só são produzidos sapatos que já estão praticamente vendidos, o que facilita em grande escala a previsão da demanda.

3 – Através de que características são feito o planejamento da capacidade desta unidade fabril? Como se sabe o quanto de produtos encomendados poderão ser produzidos diariamente?

O planejamento da capacidade produtiva é conforme as vendas da empresa, baseando-se assim a produção diária de calçados. Os funcionários da 575 Brasfort trabalham com metas diárias que devem ser cumpridas em um período de tempo de 8.8 horas ao dia, descontando a fadiga. Esta meta varia de acordo com a capacidade de cada funcionário. Este é responsável em anotar suas marcações diárias que ao fim do período serão recolhidas pelo proprietário que fará o checking de toda a produção. Se o funcionário cumprir as suas metas antes do horário, para que ele não fique ocioso, ele é remanejado para outra função, esse processo será feito pelo proprietário da empresa que estará monitorando a produção grande parte do tempo.

4 – Você percebeu alguma característica do JIT nesta unidade fabril? Justifique sua resposta.

Segundo Ohno, Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. Por possuir um estoque de matérias-prima enxuto e fazer com a linha de produção funcione com o mínimo de interrupções, podemos afirmar que a fabrica 575 Brasfort trabalha sim com o processo JIT, pois possui matérias-prima estocadas para manter seu processo produtivo em funcionamento durante uma semana, além de estar tudo bem organizado e identificado, o que indica pouco capital empatado e matéria-prima em bom estado de uso. Outro fator que identifica o uso do JIT é que a empresa lida com a exterminação do desperdício, acelerando o processo produtivo, obtendo produtos de qualidade e baixo custo. E há uma atenção quanto ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com