TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ciclo Whwhart (PDCA)

Tese: O ciclo Whwhart (PDCA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

Ciclo de Shewhart (PDCA)

O Ciclo de Shewhart, conhecido também como Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA (do inglês plan – planejar, do - executar, check - verificar e act – agir), é a base metodológica utilizada pela Norma ISO 14001, bem como por outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001. No caso de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), este ciclo, conforme exemplifica a figura 1 abaixo, objetiva internalizar uma metodologia pragmática para a ordenação dos requisitos gerenciais da Norma e estimular a melhoria contínua do sistema de gestão e do desempenho ambiental da organização.

Figura 1: Ciclo PDCA

Uma vez implantado como metodologia de base do SGA, o PDCA será o moto perpetuumestratégico do sistema de gestão rumo à melhoria contínua. Espera-se que a cada ciclo executado, obtenham-se os resultados planejados em seu início, sempre mais ambiciosos em relação aos ciclos percorridos anteriormente. Assim, garante-se a evolução dos indicadores de desempenho ambiental e a permanente melhoria gerencial e operacional. Afigura 2 ilustra bem este processo.

Abordagem de Processo

Além da metodologia PDCA, tanto o Sistema de Gestão da Qualidade como o Ambiental se apoiam na chamada “abordagem de processo”. Esta perspectiva facilita a compreensão dos complexos conjuntos operacionais ou atividades, desmembrando-os em operações unitárias interativas e evidenciando seus principais aspectos: as “entradas e saídas”. É o que se denomina “Mapeamento de Processos”, uma ferramenta gerencial da qualidade bastante útil para a identificação destas amplas redes analíticas de interações. Através deste mapeamento, torna-se possível focar sobre cada processo de uma organização, destacando sua influência sistêmica na rede global de processos da qual faz parte. Além disso, o mapeamento permite uma avaliação criteriosa entre o conjunto de processos e a circunvizinhança em que a organização opera. As figuras 3A e 3B ilustram bem esta abordagem:

Figura 3A: Mapeamento de processos de uma organização (macroprocesso genérico), com destaque para suas múltiplas entradas e saídas (setas). As setas azuis evidenciam as interações internas do macroprocesso. As setas vermelhas evidenciam as interações com o meio ambiente.

A figura acima destaca um marcroprocesso organizacional, contemplando todos os processos interativos que se utilizam de recursos (entradas) e os transformam e produtos, subprodutos ou serviços (saídas).

Figura 3B: Processo individual com destaque para suas entradas e saídas. As setas vermelhas indicam os aspectos ambientais que podem interferir, em diversos graus, na qualidade ambiental (potenciais geradores de impactos ambientais)

A figura 3B exemplifica um processo unitário com destaque para suas entradas e saídas.

Este processo pode ser, hipoteticamente, a fabricação e posterior lavagem de caixas plásticas. Pode-se considerar como entradas o polietileno, seus aditivos e pigmentos, água tratada, óleos e graxas das máquinas operatrizes, energia elétrica e térmica. Como saídas, têm-se as caixas de plástico conformadas (produto esperado), vapores da fundição do polietileno, rebarbas plásticas provenientes da extrusão e acabamento das peças, efluentes de lavagem, caixas plásticas refugadas, dentre outras. Diante dessas informações sobre entradas e saídas, é possível levantar a interferência individual deste processo na qualidade do ambiente em que ele se insere.

A interferência citada no exemplo acima, conhecida como “impacto ambiental”, será discutida exaustivamente mais adiante, bem como suas causas ou “aspectos ambientais” (setas vermelhas).

A abordagem de processo é, desse modo, uma perspectiva que fragmenta a complexidade dos conjuntos operacionais, permitindo que os gestores identifiquem as respectivas variáveis ambientais significativas e possam gerenciá-las com maior eficácia.

O Pré-planejamento

É uma fase prévia da implantação do SGA, na qual se definem os dois primeiros requisitos que estabelecem as bases de todo o sistema: o requisito “4.1 Requisitos Gerais” e “4.2 Política Ambiental“. O pré-planejamento é desenvolvido antes de se rodar o primeiro ciclo PDCA (anterior à certificação), ou seja, na fase de estabelecimento do sistema de gestão. Do segundo ciclo em diante, quando geralmente a organização já passou pela primeira certificação, o pré-planejamento será substituído pela última fase do PDCA anterior, isto é, pela fase “Agir”. A análise crítica sobre a adequação dos requisitos 4.1 e 4.2, neste caso, ocorrerá durante a “ação” para a busca de possíveis melhorias a serem planejadas, executadas e verificadas nos ciclos posteriores.

Abaixo iniciam-se os comentários acerca dos requisitos da ISO 14001, objetivo principal desta série de artigos.

REQUISITO NORMATIVO: Requisitos Gerais (item 4.1)

A Norma ISO 14001:2004 especifica que

A organização deve estabelecer, documentar, implementar, manter e continuamente melhorar um sistema de gestão ambiental em conformidade com os requisitos desta Norma e determinar como ela irá atender a esses requisitos.

A organização deve definir e documentar o escopo de seu sistema de gestão ambiental.

Logo neste primeiro requisito fica evidente que a metodologia PDCA está atrelada ao sistema de gestão. “Estabelecer, documentar, implementar, manter e continuamente melhorar” um SGA nada mais são do que as intermitentes fases de planejamento, execução, verificação e ação para a melhoria, conforme já discutido anteriormente.

O requisito também especifica que o sistema seja obrigatoriamente documentado, pois assim poderá ser formalizado, disseminado, acessado, operado e verificado por meio de auditorias. Grosso modo, um sistema não documentado não existe. Portanto, o gestor e sua equipe deverão garantir uma documentação que permita assegurar todos os processos relacionados ao SGA. Em artigos subsequentes serão abordados maiores detalhes sobre quais requisitos exigem documentação.

Outro importante aspecto deste requisito é a obrigatoriedade de que a organização especifique claramente “como” irá atender aos requisitos da Norma. Isto é, não basta assumir a implantação de um SGA sem que se especifique os meios pelos quais esta implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com