TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia E Licenciatura

Dissertações: Pedagogia E Licenciatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

Quem foi Sigmund Freud?

Foi o fundador, pai, da psicanálise na passagem do século XIX para o século XX Freud (1856-1039) nasceu na região da Moravia, filho de Amália e Jacob um modesto comerciante, ainda jovem sua família mudou-se para Viena em 1860,recebeu uma educação judaica não tradicionalista e aberta à filosofia do Iluminismo. Em 1882, depois de obter seu diploma, ficou noivo de Martha Bernays (Martha Freud), Em março de 1938 partir para Londres. Apaixonou-se pela ciência positiva, e principalmente pela biologia darwiniana,alterou radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica, sua contribuição foi comparado à Karl Marx, na compreensão dos processos históricos e sócias, usando um método investigativo daquilo que esta oculto, como sonhos, os delírios, as formas de sofrimentos, a exacerbação e da violência Fred criou a psicanalise .De forma profissional ajuda no autoconhecimento e a cura. Ao se formar, em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena. Freud trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose. Em parceria com o médico Joseph Breuer, seu principal colaborador, ele publicou em 1895 o "Estudo sobre Histeria". O livro descreve a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar. Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses. "A interpretação dos sonhos”, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento psíquicos, esta teoria refere-se à existência de três sistemas ou instancias psíquicas:

<Id- inconsciente: “conteúdos reprimidos”, a camada mais profunda da mente humana, instinto, impulso, um mundo íntimo que se oculta no interior de cada individuo, exemplo é atemporal não existem as noções de passado e presente.

O pré-consciente: e aquilo que não esta presente na consciência neste momento, mas no momento a segui pode estar.

<Ego -O consciente: recebe ao mesmo tempo as informações do mundo e externo e do mundo interno a atenção ao raciocínio realidade.

< Superego :normas, regras

A descoberta da sexualidade infantil e as etapas de seu desenvolvimento:

Complexo de Édipo é uma forma usada para explicar o desenvolvimento sexual infantil, na relação em que o filho tem como referencia a mãe, e filha tem como o pai, vários estudos sobre neuroses ou traumas na puberdade poderiam vir desta fase, mas foi descartada por Freud pois se tratava apenas de fantasias. Segundo Freud, a resolução do Complexo de Édipo é responsável pela inserção da criança na realidade, pelo reconhecimento do pai na relação. O complexo de Édipo é estruturante da personalidade, e a dificuldade em ultrapassar esse momento e identificar-se a figura paterna pode ser a explicação de muitos comportamentos de dependência e imaturidade de indivíduos adultos. A inserção da figura paterna depende, entre outros elementos, da postura da mãe com relação ao pai. Não se pode falar em uma idade exata para que o complexo, por isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com