TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO: Pedagogia Licenciatura

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO:

Curso: Pedagogia Licenciatura

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual Educação a Distância

Nome: Lorena Massaude

RGM: 20995458

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/1

 CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA:

Estágio supervisionado realizado na escola CMEI Carmela Guariglia Ramos – Extensão Jardim Serrano II, localizada no endereço R. Pedro Nunes, 407 - Conj. Hab. Jardim Serrano, Votorantim - SP, CEP 18117-121. É uma escola de ensino infantil pública, vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Votorantim. A escola é ampla, arejada, conta com seis salas de aula, atendendo perfeitamente as seis turmas que utilizam a mesma. Todas contam com televisão, aparelho de DVD e brinquedos diversos. Possui quadra poliesportiva e quatro parques para entretenimento das crianças de 1 a 4 anos. O prédio é adaptado para alunos com deficiência física.

INTRODUÇÃO:

Durante o estágio supervisionado, tive como objetivo observar e assistir o processo de ensino-aprendizagem da professora, sua interação com os alunos e como ela os motiva a aprender mais. Também tive como objetivo presenciar a interação entre os outros funcionários da escola e com os pais dos alunos.

O estágio supervisionado é importante na formação de um futuro educador, já que proporciona a prática da teoria aprendida durante o ensino superior em Pedagogia, ampliar o conhecimento e entendimento do funcionamento de uma sala de aula.

Realizei 35 horas de observação, 30 horas de participação e 35 horas de regência nas aulas da professora.

PERFIL DOS PROFESSORES:

Acompanhei, durante o estágio, a professora Josiane Bengolea Antunes, regente do Maternal I, turma B. É uma professora energia e ao mesmo tempo carinhosa; tem habilidade em conduzir bem a aula, bem como cuidar e prestar toda a ajuda que as crianças precisam. Tem uma boa relação com as auxiliares de sala, o que torna o ambiente leve. As atividades que a mesma conduz são atrativas para as crianças da faixa etária que atende.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES:

Zabala (1998) diz que: “um dos objetivos de qualquer profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício.”.

Isso pode ser facilmente percebido na professora observada, que sempre procura melhorar e evoluir na prática pedagógica.

A mesma se mostra empenhada em fazer os alunos evoluírem em sua fala, conhecimentos básicos da idade, e para isso ela utiliza histórias, fantoches, músicas e brinquedos para chamar a atenção do aluno.

FOCO I – MÚSICA:

A música está presente na vida das crianças, sendo inevitável o trabalho deste tema na Educação Infantil. A professora usa músicas de boas-vindas, introdução a Hora da História, bem como músicas escolhidas pelos próprios alunos. Também procura músicas relacionadas ao tema tratado naquela semana, para uma imersão ainda maior das crianças no mesmo.

Isso faz com que estimule a criatividade, o interesse nas atividades, também auxilia na expressão de seus sentimentos através de movimentos, na coordenação motora, ritmo e muitos outros aspectos.

Para comprovar a necessidade da música na educação de uma criança, foi sancionada a lei 11.769, que a partir de 2011, todas as escolas são obrigadas a ensinar Música na Educação Básica.

        

FOCO II – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias é extremamente importante para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, já que estimula a imaginação das crianças, bem como os auxilia a aprender de forma bem mais prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com