TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogo Empresarial E Os Recursos Humanos

Ensaios: Pedagogo Empresarial E Os Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

A sigla RH é uma sigla que engloba s ações de gestão de pessoas, gestão de recursos humanos e ate administração de recursos humanos, que consiste em diferentes habilidades, técnicas e métodos definidos que tem por objetivo administrar o comportamento interno de um colaborador, além de selecionar, gerir e nortear os mesmos para que as metas organizacionais da empresa sejam alcançadas.

A gestão de pessoas tem diferentes atribuições, como recrutamento e seleção de mão de obra qualificada, tomada de decisões e criação de estratégias para que os objetivos e metas organizacionais sejam atingidos e que os objetivos individuais sejam cada vez mais incentivados.

O modelo de gestão mais utilizado atualmente é o modelo de gestão por competência, que visa proporcionar à empresa “ferramentas” para o total êxito das metas, com foco, critério e clareza. Nesta perspectiva, todas as ações, desde o recrutamento, seleção, contratação e no dia a dia do colaborador suas competências técnicas, sociais e morais são avaliadas e a partir dai procura-se cada vez mais aperfeiçoar e potencializar o perfil de cada colaborador, em geral através de ações definidas.

Dentro das inúmeras atividades do RH podemos citar o Assessment, que é um método de avaliação comportamental através de diversas técnicas. Em geral essa observação é realizada por mais de uma pessoa. Headhunting é uma forma de seleção profissional para aqueles que se destacam nas suas atividades, seja pelos conhecimentos técnicos ou sua experiência. Outplacement é uma estratégia de RH para reinserção do profissional no mercado de trabalho. Outsourcing é a terceirização de alguns serviços não essenciais para a empresa. E o recrutamento e seleção, que buscam atrair e selecionar os melhores profissionais para desempenhar uma função. Este processo é composto de diversas etapas buscando uma seleção criteriosa e justa. Dentro desse momento esta também a educação corporativa, que é uma pratica onde ocorrem as orientações e normatizações sobre os objetivos organizacionais.

A gestão de RH constitui de um conjunto de ações, habilidades, métodos e competências que tem por objetivo principal avaliar e administrar o comportamento do profissional, para que desta forma a empresa possa potencializar seus serviços. O gestor de RH tem como função selecionar, nortear e gerir os colaboradores de uma empresa nas susas respectivas funções. É ele quem “organiza” os setores de uma empresa através de estratégias e conhecimentos diversos. Ele faz o recrutamento de mão de obra qualificada e administra os colaboradores para que os objetivos organizacionais sejam alcançados e que os objetivos pessoais sejam cada vez mais incentivados.

Entretanto a gestão de pessoas não é restrita apenas aquelas pessoas que realizaram os recentes cursos de gestão de RH, nem a psicólogos, pois o melhor gestor é aquele que avalia as competências, desta forma o pedagogo pode ser inserido nesse setor de uma forma bem ampla, pois este tem habilidades bem desenvolvidas para gerir e desenvolver competências nas pessoas com foco, critério e clareza, sendo estas as principais características de um bom gestor.

O pedagogo possui competência técnica para identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução das atividades de uma função por um colaborador. Uma das estratégias de avaliação utilizada são as entrevistas comportamentais, cujo objetivo é identificar se o candidato possui o perfil certo para vaga a qual concorre. Também é avaliado se o perfil técnico e comportamental do candidato corrobora com o perfil exigido pela empresa para o cargo e a função desejada. E posteriormente a isso o gestor de RH traça um plano de desenvolvimento e metas a partir das competências do colaborador, visando aperfeiçoar e potencializar seu perfil profissional individual, sempre visando melhorias para a empresa.

A pedagogia social trabalha o coletivo e tem por objetivo aprimorar o processo de construção do saber e aprendizagem, capacitando o individuo tecnicamente e socialmente, pois a educação não pode se somente um “tema” abordado na escola – educação formal, mas sim algo que tenha continuidade ao longo da vida. O pedagogo tem um papel indispensável para que a educação tenha um sentido amis amplo, envolvendo também o físico e moral além do intelectual, caracterizados pela educação não formal.

Segundo Rosane (ZORZO 2004), a pedagogia empresarial é um curso que visa formar educadores de adultos e ocorre no ambiente organizacional, este profissional tem então como objetivo a construção de processos educacionais, garantindo a participação ativa do trabalhador na sua própria aprendizagem.

Um dos aspectos que auxilia a inserção do pedagogo na empresa é a capacidade deste profissional de ter um olhar humanizado, saber elaborar projetos, organizar e planejar ações, sistematizar atividades e outros. O pedagogo empresarial também precisa ter domínio de outras áreas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com