TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Do Agente Público E Suas Capacitações

Trabalho Universitário: Perfil Do Agente Público E Suas Capacitações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

“TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM”

O julgamento humano é uma faculdade que nos capita a julgar racionalmente; funciona espontaneamente sem estar limitada por padrões ou regras e produz seus princípios pela própria atividade de julgar. O problema do julgamento é um problema de moralidade e precisa de esclarecimento para se chegar á questão geral da responsabilidade pessoal neste sentido: responsabilidade politica que todo governo assume pelas façanhas e malfeitorias de seu antecessor e toda nação pelo feitos e malfeitorias do passado.

Temos de ter a concepção de que vivemos numa continuação histórica onde recebemos metaforicamente a carga de culpa e os efeitos da queles que vieram antes de nós. O politico assume o passado e quer assumir responsabilidade politica para arrumar o tempo.

Este sentido de renovar ou arrumar deve ser entendido porque somos recém vindos a um mundo que existia antes de nós a vai continuar depois que partimos e também porque nós deixaremos nossa carga para os sucessores.

Não podemos sentir culpa pelo que não fizemos. Não é este tipo de responsabilidade pessoal que se está discutindo, pois quando todos são culpados ninguém o é. A culpa e inocência só tem sentido quando aplicadas a indivíduos. Torna-se mentiroso culpar somente uma pessoa pelo andamento de determinado grupo. Todos são responsáveis e devem ser julgados individualmente.

Dentro de um sistema politico existem relações de vários ramos e são as pessoas usadas pelo sistema que mantém a administração em andamento. O que poderíamos chamar de Dente de Engrenagem onde cada pessoa se torna descartável sem mudar o sistema mesmo que seja substituída. A questão da responsabilidade pessoal por parte de quem controla toda a engrenagem é uma demanda referente ao sistema.

Quando estamos falando de uma ditadura ou um sistema totalitário deve ser claro que somente uma pessoa toma decisões. Fora este indivíduo, alguém mais podia ser considerado responsável? Pode-se dizer que se sou substituível (um dente de engrenagem) a ação que não tivesse feito seria realizada por outro e isso diminuiria minha responsabilidade?

Nesse sentido sem mudar o sistema cada pessoa deve ser descartável. Essa é uma pressuposição subjacente a todas as burocracias, a todo o serviço publico e a todas as funções propriamente ditas.

O interesse pelas coisas publica deve ser prioridade, pois a história do totalitarismo mostrou que a rejeição o tudo que é publico, pode ser feito desastroso para os homens. É necessário que medidos sejam tomadas antes que o crepúsculo se faça presente, é preciso buscas soluções para que os homens possam resgatar os valores éticos que deveriam caminhar junto com a politica e que se vejam responsáveis por si e pelo mundo de tal forma, que apenas aqueles capacitados possam nos representar depois serem julgados por suas próprias consciências e daqueles que os elegeram.

Em Arent, portanto, a discussão sobre responsabilidade resgata ética no domínio da ação e da Politica através da reflexão e da critica como atividades intelectuais decisivas no mundo pós-totalitário em que a hierarquia dos valores varia segundo as oscilações da aparência e a alienação impede o discernimento. Incentiva também, o pensar e o julgar por conta própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com