TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Respostas Livro

Por:   •  22/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autoavaliação

1. O entendimento do jogo como recurso pedagógico passa pela noção de que, se a escola tem objetivos a atingir e o aluno busca a construção de seu conhecimento, qualquer atividade dirigida e orientada visa a resultado e possui finalidades pedagógicas.

Considerando a afirmação anterior, identifique qual alternativa aponta o jogo utilizado em sala de aula como um meio para a realização dos objetivos educacionais:

Resposta: a) O jogo educativo faz com que o aluno, ao praticá-lo, manifeste sua ação livre, iniciada e mantida pelo prazer de jogar.

2. Leia atentamente a afirmação a seguir:

Kishimoto (1994, 2008, 2010) concebe o jogo como um instrumento pedagógico muito significativo.

Essa ideia encontra expressão na(s) seguinte(s) afirmação(afirmações):

I. No contexto cultural e biológico o jogo é uma atividade livre e alegre que engloba uma significação.

II. No contexto cultural e social, o jogo não deve considerar expressões corporais ou enfatizar os brinquedos industrializados.

III. O jogo facilita a socialização, pois a criança participa em grupo, vivencia regras e interage com o outro.

IV. A escolha de brinquedos industrializados empobrece o desenvolvimento corporal, pois não leva ao questionamento dos pressupostos das relações sociais.

Assinale a opção correta:

Resposta: a) I e III estão corretas.

3. Entre os itens a seguir, quais correspondem as ações que definem o lúdico como recurso pedagógico?

Resposta: b) De acordo com Almeida (2004), a proposta é ir além do jogo, do ato de jogar para o ato de antecipar, preparar e confeccionar o próprio jogo antes de jogá-lo.

c) A capacidade do jogo em si deve ser ampliada para outros objetivos, como profilaxia, exercício, desenvolvimento de habilidades e potencialidades da criança.

4. Na tentativa de revelar a aprendizagem ocorrida com base no lúdico como recurso pedagógico, o professor pode estar atento a determinados aspectos:

I. O lúdico requer observação do contexto que envolve a ação das crianças durante a prática pedagógica do jogo.

II. Essa observação envolve a duração e o envolvimento das crianças nos jogos.

III. A observação por parte do professor evoca a possibilidade de estimular as potencialidades infantis, como a criatividade, a autonomia, a criticidade e a expressão, ao desenvolver diferentes formas de linguagem, e também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

IV. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »