TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Rh Ética

Exames: Perguntas Rh Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Introdução

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos.

Ética é indispensável ao profissional, pois na ação humana o fazer e o agir estão integrados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência e eficácia que todo profissional deve possuir para desempenhar bem a sua profissão. O agir refere-se à conduta deste profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir na execução de sua profissão.

Ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros.

Relação da Ética com a gestão de pessoas.

Gerir pessoas continua sendo um desafio desde os primórdios das organizações. Vários conceitos foram desenvolvidos ao longo dos tempos para fundamentar a relação organizações /pessoas. Ética é o pilar de qualquer sistema administrativo, que não se resume em decorar o código de ética, mas sim em assumir uma postura pro ativa na construção da consciência e responsabilidade social.

O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Apesar de todo aparato tecnológico e todos os benefícios que a tecnologia da informação tem trazido para as empresas ainda assim sem pessoas nada disto poderia ser desenvolvido.

É justamente neste aspecto que as organizações têm negligenciado seu maior patrimônio que são os seus colaboradores.

Toda organização precisa obrigatoriamente de pessoas para realizarem suas tarefas quer seja das mais simples na produção ou as mais complexas nas mais diversas áreas administrativas.

Além disso, quando uma organização visa só os resultados financeiros da sua cadeia produtiva passa a negligenciar e tratar de maneira antiética as pessoas.

Ética tem sido cada vez mais banida das relações e gerenciamento de pessoas. Onde está a ética quando pessoas são expostas à carga horárias subumanas, onde seus direitos trabalhistas são execrados, são expostas a assédios morais e lhes negado os direitos sociais em nome de uma lucratividade maior.

Foi banida desta relação, porem ela deveria ser o sustentáculo de todo e qualquer relacionamento dentro de uma organização.

Outra evidencia disto é que se costumam cobrar relacionamentos éticos com clientes, fornecedores e o gestor de qualquer organização não pode se furtar de buscar a cada dia que este relacionamento seja constante na área que ele administra.

Mais importante e necessário é entender que a ética vem também com os valores morais que os gestores desenvolvem não só no ambiente de estudos ao longo do seu processo educacional, mas com valores familiares e sociais.

A ética e os gestores podem e devem andar juntos, o gestor deve promover este casamento dentro das organizações. Buscando não só o objetivo do lucro financeiro, mas sobre tudo investir no seu maior patrimônio que são as pessoas que fazem parte também desta organização.

ETAPA 2

Questionário

1. Como era a vida profissional do personagem principal?

Ele era um consultor contratado em demitir pessoas, frio, não utilizava a ferramenta gestão de pessoas, não se importava o que os funcionários sentiam muito menos iam fazer diante daquela situação.

2. O seu cargo dentro da empresa era estável?

O medo do personagem de perder o seu cargo era tão grande que se recusava a passar sua experiência á uma recém contratada com pouca experiência, porem no final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com