TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Economica

Dissertações: Pesquisa Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

RELATORIO DE ECONOMIA

Prezados Srs. José e Carlos

Ao analisar economicamente a situação da empresa JC Confecções, nos deparamos com algumas particularidades que influenciam negativamente o bom andamento de suas atividades.

Dentre elas, podemos citar a falta de um plano de negócios, o que faz com que não se tenha diretrizes eficazes para gerir a empresa, pois é através deste plano que fatores como planejamento e visão de futuro são abordados.

Primeiramente, para resolver este problema, uma solução viável economicamente, tendo em vista a situação financeira da empresa, seria a elaboração de uma meta a ser atingida a curto e médio prazo, porém, com retorno financeiro um tanto modesto, em termos de quantidade.

Usando a pesquisa de mercado que abordaremos a seguir, caberá aos senhores escolher uma forma de se sobrepor ao demais concorrentes. Também abordando aspectos internos, detalharemos a visão que seus colaboradores têm do ambiente de trabalho, e assim ajudar na criação de melhoras na produção, tanto quantitativa como qualitativamente.

PESQUISA DE MERCADO

Atualmente, ter colaboradores capacitados é fundamental para se destacar no mercado, e conseguir acompanhar as mudanças cotidianas no perfil dos consumidores. Programas como o Sistema Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) são fortes parceiros de pequenas e médias empresas, que buscam a qualificação de seus profissionais. Através de programas, palestras e cursos, institutos como o SENAI fornecem apoio para melhor preparar os trabalhadores, que ao se qualificarem conseguem almejar melhores salários, estes por sua vez serão injetados na economia local, fazendo gerar um ciclo de prosperidade para ambos, famílias e empresas.

Outro fator muito importante para destacar uma empresa, é o produto em si. Acompanhar as tendências, expor o produto da melhor forma e para o melhor cliente em potencial. Não apenas esses pontos, mas também o mais importante é auferir qualidade aos mesmos, quesito esse que conseguimos ao capacitar a mão de obra, outro ponto abordado anteriormente.

Todavia, nenhum fator é mais preponderante em se tratando de mercado, que o planejamento das ações e o respectivo controle dos seus reflexos.

Marketing é outro ponto importante que leva muitos empreendimentos a derrocada, ou a falta dele no caso. Não adianta apenas produzir bem um produto, é preciso expô-lo da melhor forma tendo em vista que a propaganda é a alma do negócio. Saber vender também é essencial, pois, não adianta fabricar peças de ótima qualidade, chamar a atenção dos clientes e não saber lidar com diferentes tipos de personalidade.

Na hora da venda, todo tipo de negociação viável deve ser analisada, uma vez que o cliente visa sempre a maximização da capacidade de aquisição.

Tendo em vista esta prévia de negociação, entramos na via contrária, em que a empresa se vê na condição de cliente. Estamos falando da aquisição de matéria-prima, esta por sua vez deve ter qualidade superior a um preço acessível, com condições de pagamento facilitadas e a entrega otimizada.

Com uma mão de obra especializada e matéria-prima de boa procedência, entra em foco a tecnologia empregada no maquinário, que deve acompanhar as mudanças necessárias para manter a empresa no nível competitivo que o mercado exige.

Um bom exemplo de negócio que segue essas diretrizes é a Arranjo Produtivo Local Nova Costura, um projeto que reúne cidades do sul do estado como Naviraí, Dourados, Caarapó entre outras. Este projeto foi criado com o intuito de alavancar a produção têxtil nestas cidades e incrementar a economia do estado como um todo. Uma iniciativa que tem dado resultados e pode se mostrar uma boa saída para a empresa JC Confecções.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com