TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.269 Palavras (22 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS        

2.1        JUSTIFICATIVA        

2.2        HISTÓRIA        

2.3        INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS        

2.4        TRIBUTAÇÃO        

2.5        LIVROS FISCAIS        

2.6        ENCARGOS TRABALHISTAS        

2.7        LIVROS CONTÁBEIS        

2.8        DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo principal, acompanhar o cotidiano das empresas prestadoras de serviços contábeis.

Para alcançar esse objetivo é necessário entender a evolução da contabilidade, desde seus primórdios ate os dias atuais, a necessidade humana e o aperfeiçoamento da profissão do contador.

Neste trabalho serão abordados todos os tributos devidos (federais, estaduais, municipais e contribuições sociais), por empresas tributadas pelo lucro real e as alíquotas estabelecidas para os mesmos.

Os encargos trabalhistas são outro ponto importante, pois não há como manter um escritório de contabilidade sem funcionários.

Também mostrara que é importante manter a escrituração dos livros contábeis e fiscais em ordem, pois os mesmos são obrigatórios e exigidos pelo fisco.

Neste trabalho haverá o acompanhamento das movimentações que acontecem diariamente no cotidiano das empresas prestadoras de serviços contábeis.

O objetivo principal do trabalho é mostrar a complexidade do trabalho desenvolvido pelos escritórios de contabilidade, e a importância do mesmo no processo de tomada de decisão o que garante a continuidade das empresas.


PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

JUSTIFICATIVA

Considerando as informações obtidas durante o período de estagio e também o conhecimento adquirido sobre o ramo de contabilidade, a sua importância na contribuição para a construção de informações confiáveis, decidi escrever sobre a prestação de serviços contábeis,para assim entender a real importância da profissão dentro do mercado.

 Essa atividade visa aprimorar os conhecimentos como profissional dentro do sistema contábil, e assim saber como o aprendizado teórico é desempenhado na pratica, principalmente por se tratar de um escritório de contabilidade, que atende varias empresas, de diferentes ramos.

Esta atividade envolve a apresentação de demonstrações contábeis, que possibilitam um controle eficaz e o fornecimento ao cliente de informações confiáveis referentes à situação patrimonial e financeira da empresa. Essas informações devem ser claras e especificas, pois são elas que auxiliam na tomada de decisão tanto em grandes como em pequenas empresas.

Portanto a pesquisa dessa atividade econômica me beneficiara como aluna e futura profissional, me trazendo grandes conhecimentos e aprendizados.

HISTÓRIA

Acredita-se que a contabilidade seja tão antiga como a origem do homem. A contabilidade surgiu junto com a necessidade humana de registrar, calcular e controlar os seus bens, então se pode afirmar que, ela esta inserida no cotidiano humano desde a pré-história.

Para Iudícibus e Marion (2008, p.30)

Aqui entra a função da contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem é naturalmente ambicioso, a Contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 anos a.C.

Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.

Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

 

[...] É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o

aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias,os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros, porem, obviamente, tratava-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária (Sergio 1997, p. 30).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com