TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre a crise econômica perante os jovens

Por:   •  18/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

FIAM-FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO

RELAÇÕES PÚBLICAS

Isabela Cristina Gimenez Bastos – RA 7340266
Rafaela Silva Duarte – RA 7016561
Sibelle Lorraynie Santos Borges – RA 7615769

CRISE ECONÔMICA E A PERCEPÇÃO DE FUTURO DO PAÍS:    A CRISE ECONÔMICA PERANTE OS JOVENS.

SÃO PAULO

2016


FIAM-FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO

RELAÇÕES PÚBLICAS

Isabela Cristina Gimenez – RA 7340266
Rafaela Silva Duarte - 7016561
Sibelle Lorraynie Santos Borges – RA 7615769

CRISE ECONÔMICA E A PERCEPÇÃO DE FUTURO DO PAÍS:    A CRISE ECONÔMICA PERANTE OS JOVENS.

Relatório de pesquisa apresentado como parte da Avaliação Continuada da disciplina de Pesquisa de Opinião e de Mercado do curso de Relações Públicas, sob a orientação do Prof. Danilo Postinguel.

SÃO PAULO

2016

RESUMO

A pesquisa tem como tema a crise econômica atual no Brasil e a percepção de futuro para o país. Buscamos como objeto de estudo a crise econômica perante os jovens e levantamos o questionamento de como esta crise pode estar afetando a juventude, diante dessa questão traçamos como objetivo geral, analisar os efeitos da crise econômica para os jovens. Utilizamos a metodologia de pesquisa do tipo qualitativa exploratória e foi usada pesquisas secundárias para compreender sobre o assunto. Coletamos dados para análise através de questionário estruturado. Os resultados apontaram para um perfil majoritário feminino, jovem, com ensino superior, e que diz que procura se inteirar sobre a economia brasileira. Este perfil acredita que a crise econômica está prejudicando a sociedade em geral, e que o efeito principal que ela causa, especificamente aos jovens, é a dificuldade que encontram para entrar no mercado de trabalho por exigência das empresas por profissionais qualificados e experientes. Por fim levamos em consideração que essa pesquisa pode auxiliar a sociedade a compreender sobre quais as dificuldades que os jovens estão enfrentando diante a atual crise econômica.

Palavras-chave: crise econômica; efeitos da crise; jovens; percepção de futuro.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

METODOLOGIA        5

ANÁLISE DOS DADOS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

APÊNDICES        10

ANEXOS        3

INTRODUÇÃO

A atual crise econômica do país está trazendo dificuldades e incertezas para a população. Para os jovens, que nunca passaram por uma grave crise econômica antes, isso pode ser algo preocupante.  Dados de uma pesquisa da FOLHA DE SÃO PAULO (2016) baseada no ano de 2015, provam que a maior taxa de desemprego está entre os jovens de 18 a 24 anos e isso pode ameaçar essa geração. A pesquisadora da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Ana Ligia Finamor afirma: “Além dos aspectos econômico e social, o desemprego tem também efeitos psicológicos sobre os jovens. O mais preocupante no curto prazo é o impacto econômico, que leva ao empobrecimento das famílias e os exclui novamente de um mercado consumidor no qual essa geração já estava inserida desde a infância/adolescência.” (Época, 2016[a])

METODOLOGIA

Realizada no mês de Abril de 2016, nossa pesquisa está caracterizada pela natureza qualitativa exploratória do tipo estatística descritiva, trabalhou como população-alvo os jovens entre 15 e 29 anos.

O tipo de amostragem caracterizou-se pela técnica não-probabilística, pois, por se tratar de pesquisa na natureza qualitativa, não é necessário realizar equação para definir a quantidade de respondentes. O tamanho da amostra foi pequena e como unidade amostral foi utilizado o Facebook dos integrantes do grupo de pesquisadores.

  A coleta de dados foi realizada através do questionário estruturado composto por 15 perguntas fechadas de múltipla escolha, cuja as questões foram estruturadas utilizando escalas métricas do esquema: nominal, intervalar e itemizadas, e utilizando variáveis do tipo: independentes, dependentes e incontroláveis, e como instrumento de coleta foi utilizada a ferramenta de formulário no Google Docs.

Para início da pesquisa foi levantado dados secundários para compreender sobre o objetivo trabalhado, segue abaixo, na tabela 1, o fichamento com citações e as devidas referências para embasamento de nossa pesquisa.

       Tabela 1

Citação

Autor

Categoria

Fonte

Ano

“O jovem ainda é privilegiado no momento do corte de pessoal, em comparação com outros profissionais até de experiência mais longa porque ele chega com muita energia e desejo de contribuir "

Oliveira, Rafael

Site

http://radios.ebc.com.br/cotidiano/edicao/2016-04/pesquisa-do-nube-aponta-mostras-como-crise-economica-afetou-os-jovens

2016

“A taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos, que ficou em 16,8% em 2015 e foi a que mais cresceu entre os grupos etários, começa a preocupar especialistas em mercado de trabalho, que vislumbram uma geração perdida em poucos anos.”

Cunha, Joana

Notícia

FOLHA DE SÃO PAULO:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1746926-taxa-de-desemprego-entre-pessoas-de-18-a-24-anos-dispara-e-ameaca-geracao.shtml

2016

“Além dos aspectos econômico e social, o desemprego tem também efeitospsicológicos sobre os jovens. O mais preocupante no curto prazo é o impacto econômico, que leva ao empobrecimento das famílias e os exclui novamente de um mercado consumidor no qual essa geração já estava inserida desde a infância/adolescência.”

Finamor Ligia, Ana

Notícia

ÉPOCA:

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/04/o-desemprego-de-jovens-levara-milhoes-de-volta-pobreza-diz-pesquisadora-da-fgv.html

2016

ISAAAAAAAAAAA

CITA AQUI ALGUMA PARTE INTERESSANTE DO SEU LIVRO

Aqui como fonte do livro, coloca o nome dele e a página da citação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com