TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Em Base De Dados

Monografias: Pesquisa Em Base De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE DIREITO

PROFESSOR: VILSON LEONEL

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM BASE DE DADOS

Localize os artigos nas bases de dados e responda:

a) Como se classifica o artigo quanto ao tipo? Original ou revisão?

b) Quais são os elementos que constituem o resumo? Copie e cole o resumo para um documento no Word e destaque no interior do texto: o objetivo, o método, os resultados e as conclusões;

c) O artigo está disponível em texto completo na base de dados?

d) Qual o título do periódico?

e) Qual a periodicidade da revista?

f) O periódico é indexado? Caso a resposta seja afirmativa, qual é o indexador?

1 Aborto e legislação: opinião de magistrados e promotores de justiça Brasileiros

OBJETIVO: Analisar opiniões de juízes e promotores de justiça sobre a legislação brasileira e as circunstâncias em que o aborto induzido deveria ser permitido.

MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 1.493 juízes e 2.614 promotores no Brasil entre 2005 e 2006. Os participantes preencheram um questionário estruturado sobre características sociodemográficas, opiniões acerca da legislação que trata do aborto e circunstâncias para permiti-lo. Realizaram-se análises bivariada e multivariada por regressão de Poisson.

RESULTADOS: A maioria (78%) dos participantes opinou que as circunstâncias nas quais não se pune o aborto deveriam ser ampliadas, ou mesmo que o aborto não deveria ser considerado crime. As maiores proporções de opiniões favoráveis a que o aborto seja permitido referiram-se a risco para a vida da gestante (84%), anencefalia (83%), malformação congênita grave (82%) e gravidez resultante de estupro (82%). As variáveis relativas à religião foram as mais freqüentemente associadas a essas opiniões.

CONCLUSÕES: Observou-se uma tendência a considerar a necessidade de mudanças na atual legislação brasileira no sentido de ampliar as circunstâncias nas quais não se pune o aborto e até deixar de considerá-lo como um crime, independentemente da circunstância em que é praticado.

A) Classificação do artigo quanto ao tipo: original

B) Disponível em texto completo? Sim

C) Título do periódico: Revista de Saúde Pública

D) Periodicidade: bimestral

E) Indexador(es): Scielo e outros

2 A subjetividade presente no estudo psicossocial da adoção

OBJETIVO: Esse trabalho traz reflexões acerca da subjetividade presente nos estudos psicossociais da adoção, elaborados pela equipe técnica em uma Vara da Infância e da Juventude, a partir de uma pesquisa realizada, visando a conhecer quais critérios eram adotados por essa equipe, para elaborarem seus pareceres. A colocação em família substituta é medida excepcional que pode se realizar através da guarda, tutela ou adoção e visa garantir o direito da criança ou adolescente (impossibilitada de permanecer com sua família biológica) à convivência familiar e comunitária. MÉTODO: A pesquisa foi efetuada num enfoque qualitativo, tendo como participantes nove técnicos do Setor de Adoção de uma VIJ (psicólogos e assistentes sociais) que realizam os estudos psicossociais de Adoção e de Inscrição, a avaliação psicossocial dos casos, seleção e preparação de candidatos. Utilizou-se como instrumento a entrevista de grupo focal. As informações obtidas nesse grupo foram analisadas de acordo com a proposta da epistemologia qualitativa. RESULTADOS: Os resultados mostram que há um reconhecimento do aspecto subjetivo da avaliação psicossocial, e que o sofrimento presente no processo de estudo e adoção é, em muitos momentos, também compartilhado pelo técnico. Um outro aspecto presente nos resultados refere-se à reflexão que o técnico realiza sobre suas próprias experiências em família e determinada classe social e cultural. CONCLUSÃO: As conclusões indicaram que o processo de estudo psicossocial gera desconforto, temor e ansiedade tanto nas famílias adotantes como nos psicólogos e assistentes sociais que realizam os estudos e acompanham os casos. Os técnicos percebem ainda que a subjetividade no processo pode dar margens a abusos de poder.

A) Classificação do artigo quanto ao tipo: original

B) Disponível em texto completo? Sim

C) Título do periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica

D) Periodicidade: trimestral

E) Indexador(es): Scielo e outros

3 As interfaces da adoção

OBJETIVO: No presente artigo, busca-se analisar as diferentes interfaces do processo de adoção. Esta é vista hoje como um dos recursos para proteger a criança privada da convivência familiar, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, referindo que toda criança tem o direito de ser criada no seio de uma família. MÉTODO: Os dados mencionados são resultados de uma pesquisa efetivada no ano 2001 pelo Programa da Infância e Juventude, parceria entre o Juizado Regional da Infância e Juventude/Comarca de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O OBJETIVO desse estudo foi conhecer o perfil dos adotantes habilitados pelo Juizado da região. MÉTODO: A investigação foi realizado a partir de laudos periciais dos últimos cinco anos, totalizando quarenta e cinco adoções nacionais.

A) Classificação do artigo quanto ao tipo: original

B) Disponível em texto completo? Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com