TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Joesley crime ao mercado financeiro

Por:   •  13/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3
  • Vazamento da conversa com o Temer

17 de maio de 2017

Está data foi o vazamento da delação. A gravação foi feita 7 de Março, quando Temer recebeu Joesley no Palácio do Jaburu após às 22:00. O acordo com a Procuradoria Geral da República< PGR, foi feito dia 3 de Maio, a partir de então tem um período de 120 dias para os delatores entregarem provas concretas.

Joesley entrega gravação de conversa com Presidente Michel Temer para o Ministério Público Federal.

Joesley conta que está pagando mesada para Eduardo Cunha, que está preso, pelo silêncio. Temer diz “Tem que manter isso,viu?”

- Reportagem da G1 dia 17 de maio vazamento da gravação

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/05/dono-da-jbs-grava-conversa-com-michel-temer-diz-o-globo.html

-Cronologia das investigações de Joesley
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/05/A-cronologia-do-caso-JBS-press%C3%A3o-dela%C3%A7%C3%A3o-e-questionamentos

  • Manipulação do Mercado Financeiro e uso de informação privilegiada

“A Procuradoria da República afirma que os irmãos Joesley e Wesley Batista tiveram ganhos de R$ 238 milhões com uso de informações privilegiadas e manipulação do mercado em cima do acordo de delação premiada dos executivos.”

“A Procuradoria denunciou Joesley Batista pelos crimes de uso indevido de informação privilegiada e de manipulação do mercado no episódio da compra e venda de ações. O Ministério Público Federal requereu que a eventual pena imposta pelos dois crimes seja somada. O executivo pode ser condenado a uma pena de 2 a 13 anos de prisão.”
Seu irmão Wesley Batista é acusado pelos mesmos crimes.

Neste artigo mostra que do período de Abril até 17 de maio, que os irmãos venderam ações da  JBS e compraram pelo grupo JBS S/A , minimizando os prejuízos, pq vendiam com valor mais alto e compravam por outro grupo os papéis com valores mais baixos. Além disso, compraram dólar, em contratos futuros, isso é, apostavam que iria aumentar o valor do dólar. Com essa “manobra” eles faturaram, no dia 17, cem milhões de dólares, de acordo com a CVM, justamente por que sabiam que teria uma valorização.

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/joesley-e-wesley-tiveram-ganhos-de-r-238-mi-com-jogo-de-mercado-diz-procuradoria/

https://oglobo.globo.com/economia/wesley-joesley-batista-viram-reus-por-uso-de-informacao-privilegiada-manipulacao-de-mercado-2-21953716

  • Sobreo uso de informação privilegiada (Insider Trading) e manipulação do mercado financeiro, nos EUA e no Brasil

“... no Brasil, a reclusão pode ser de até cinco anos, com acréscimo de um terço caso o réu tenha a obrigação de manter em sigilo a informação usada indevidamente (esse ponto foi incluído no ano passado). No caso de manipulação de mercado, a pena é de até oito anos. Críticos dizem que baixo de tempo de reclusão facilita a troca por pena alternativa.

Presos preventivamente há mais de cinco meses, os irmãos Wesley e Joesley Batista, do grupo JBS, são os únicos a terem ido para a cadeia porinsider trading (embora não tenham sido julgados). Eles são acusados de vazar dados sobre a delação premiada da empresa para lucrar na Bolsa e no mercado de câmbio. A procuradora da República Thaméa Danelon, responsável pela denúncia, acredita que o caso será um “novo paradigma” no tratamento a crimes contra o mercado.”

** É citado o caso do Eike Batista, que teve que pagar algumas multas a CVM, mas as três acusações contra ele, sobre este tipo de crime, estão em primeira instância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com