TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Matriz BCG

Artigo: Pesquisa Matriz BCG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 3

A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimento no mercado. Os quadrantes são nomeados da seguinte forma: Estrela, Vaca Leiteira, Em Questionamento e Abacaxi.

O posicionamento de cada quadrante dentro da Matriz BCG pode ser visto na figura abaixo:

O posicionamento de cada quadrante dentro da Matriz BCG pode ser visto na figura abaixo:

Estudo de caso:

Para entender melhor as diferenças entre cada quadrante e a aplicação prática da Matriz BCG, vamos voltar ao exemplo da sorveteria Dona Ana, apresentado no post sobre Matriz Swot.

Há vários anos a empresa fictícia “Sorvetes Caseiros e Cafeteria Dona Ana” vende sorvetes no parque. A empresa tem um grande volume de vendas de sorvete no verão, no inverno o volume de vendas cai mas ainda é interessante e se mantém estável. Estes sorvetes tem um bom volume de vendas, muito maior do que vendem as sorveterias ao redor, ou seja, tem uma boa participação no mercado. Porém o volume de vendas se mantém estável durante alguns anos, não apresentando crescimento. Com estas informações, deduzimos que os sorvetes caseiros se encaixam perfeitamente no quadrante “Vaca Leiteira” da Matriz BCG, ou seja, o produto que tem uma boa participação no mercado mas não apresenta crescimento no seu market share.

Há alguns meses, após uma análise com a Matriz SWOT, a sorveteria e cafeteria Dona Ana criou um novo produto, um café espresso com chantilly e ingredientes especiais com uma receita secreta. Desde sua criação, o café é um sucesso na região, tem um volume de vendas surpreendente e cada vez surgem mais clientes querendo conhecer a famosa bebida. Ao olhar para a Matriz BCG, a proprietária junto aos consultores não pensaram duas vezes em colocar o café espresso no quadrante “Estrela”, pois o produto tem uma excelente participação no mercado, com as vendas crescendo a cada dia.

unto com a criação da nova receita, a sorveteria passou a oferecer a seus clientes sorvetes industrializados com baixa caloria, visando aquelas pessoas mais preocupadas com a saúde e a boa forma. As vendas deste novo sorvete crescem a cada dia porém em um ritmo mais lento. Após uma pesquisa de mercado os consultores da sorveteria perceberam que outros concorrentes vendem muito mais este tipo de produto. Esta informação fez com que os nossos consultores incluíssem o sorvete de baixa caloria no quadrante “Em Questionamento” da Matriz BCG, pois o produto apesar de ter um crescimento nas suas vendas, ainda tem baixa participação no mercado se comparado aos principais concorrentes.

Analisando mais a fundo a venda de cada um de seus produtos, a proprietária da sorveteria percebeu que um tipo de sorvete que já foi muito vendido no passado hoje praticamente não tem mais saída, são os sorvetes secos, produto que não chama mais a atenção da criançada nos dias de hoje, além de destoar da nova proposta mais “premium” da sorveteria da Dona Ana. Isto fez com que o produto fosse incluído no quadrante “Abacaxi” da Matriz BCG, já que tem pouca participação no mercado e suas vendas não crescem. Produtos nesse quadrante precisam ser muito questionados, e provavelmente substituído por outro produto mais atual, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com