TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Qualitativa

Dissertações: Pesquisa Qualitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  3.052 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA QUALITATIVA

Atualmente, a pesquisa tem ocupado um reconhecido lugar entre as diversas possibilidades de estudos a respeito de um determinado assunto, tema ou ambiente. Na pesquisa era muito comum se observar a predominância dos dados quantitativos para expressão de características dispostas a serem medidas.

Quando relacionado à pesquisa qualitativa, pesquisa esta que apesar da grande dificuldade, vem abrindo seus próprios caminhos. (MOREIRA, 2002). Faz-se necessário ressaltar, que esta, caracteriza-se como sendo um método cuidadoso em busca da descoberta de novas informações.

Para tanto, diferente da pesquisa quantitativa, para Gerhardt e Silveira (2009, p.32) “a pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais.” A pesquisa qualitativa visa à compreensão ampla daquilo que esta sendo estudado, das questões subjetivas.

Interessante ressaltar que essa pesquisa possui como foco a análise das ideias organizadas ou das suposições estabelecidas. Além disso, faz-se necessário compreender que essas ideias ou suposições são questionadas, e as respostas a essas perguntas é que darão norteamento para análise dos dados requeridos.

O pesquisador conduz o seu trabalho a partir de um plano pré-estabelecido. Trata-se então de uma construção que contempla os passos responsáveis pela realização do trabalho. Assim sendo, “chegar a respostas para o problema de pesquisa pelo acesso ao conhecimento que o outro detém sempre é um processo intrincado de decodificação e de contínua vigilância dos valores que estão envolvidos.” (ZANELLI, 2002, p.85). O pesquisador precisa ter uma noção crítica daquilo que se quer absorver, do que é necessário para sua pesquisa e de que forma irá organizá-la.

É importante que pesquisador tenha também em mente que existe dois métodos de pesquisa, a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa, e que esses dois métodos possuem diferenças expressivas,

A pesquisa quantitativa, que tem suas raízes no pensamento positivista lógico, tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana. Por outro lado, a pesquisa qualitativa tende a salientar os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana, para apreender a totalidade no contexto daqueles que estão vivenciando o fenômeno (POLIT, BECKER E HUNGLER, 2004, p. 201 apud GERHARDT e SILVEIRA 2009, p. 33).

Lembrando que a pesquisa qualitativa não anula a pesquisa quantitativa apesar das diferenças e do método que cada uma trabalha. Segundo Pope e Mays (2006, p.16) esse método de pesquisa,

Além de complementar o trabalho quantitativo, a pesquisa qualitativa também pode ser usada para desvelar, de forma realmente independente, processos sociais ou acessar áreas da vida social que não estão abertas ou receptivas à pesquisa quantitativa.

A pesquisa qualitativa nos permite ir além daquilo que os números podem nos oferecer. De acordo Godoy (1995) a pesquisa qualitativa não é apresentada rigidamente estruturada, mas da à oportunidade para que o investigador use da sua criatividade e imaginação para novas perspectivas. O pesquisador esta preocupado com todo o processo da pesquisa e não somente com o resultado que será obtido.

A pesquisa qualitativa pode ser abordada pelo pesquisador, pelo menos, de três formas distintas: a pesquisa documental, estudo de caso e etnografia. Essas diferentes formas de abordagem da pesquisa podem ser utilizadas tanto juntas como separadas em uma pesquisa qualitativa. Levando em consideração que cada uma tem uma característica específica tanto na coleta de dados, como no desenvolvimento da pesquisa.

A pesquisa documental procura fontes diferentes, sem tratamento analítico, como por exemplo: jornais, revistas, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc. (FONSECA, 2002 apud GERHARDT e SILVEIRA 2009). Este é um tipo de pesquisa diferenciado que mexe com a criatividade e imaginação do pesquisador fazendo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com