TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre A Evolução Do RH

Trabalho Escolar: Pesquisa Sobre A Evolução Do RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

1- Introdução

Aárea de Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamentode Rh atuava de formamecanicista onde a visãodo empregado prevalecia á obediênciae a execução da tarefa, e ao chefe, o controlecentralizado.

No cenárioatual os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerenciar pessoas ,não é mais sinônimo de controle e obediência .E sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas ,juntamente com a gestão de participação e do conhecimento .A Gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano ,diferente do setor de RH que visava a técnica e

mecanismo do profissional.

A primeira parte deste trabalho descreve a história da evolução da área do RH que dá subsídios paraa segunda parte que discorre sobre a área no contexto atual, da mudança organizacional e da transformação e tendências da nova administração de Recursos Humanos.

2-Histórico da Evolução dos Recursos Humanos

Evolução, segundo Michaelis (2002, p.329) significa progressiva de uma ideia, fato, ação, etc. E paratanto, éde importânciaconsiderável trazeraevolução da área de Recursos Humanos para os diasatuais buscando entender sua trajetória ao longo dos anos.

A décadade 30 é o marco para a área de Recursos Humanos, antes disso aadministração de pessoal, como ficou conhecida após 1930 (pois atéentãoinexistia um departamento para taistarefas),tinha como funções básicas o recrutamento e seleçãoe o únicoregistro queo empregado tinha ao ingressar na empresa era o chamado Livro deescrita de pessoal que poderia ser facilmente fraudado ou mesmo atirado ao lixo. Já nosanos 30 se define o iníciosistemático e regulado daspráticas por documentos legais daAdministração de Pessoal. Assimapós 1930 passa a existir uma verdadeira legislação trabalhista, pois nesta época é criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (hoje Ministério do Trabalho e Emprego), que se somava aos esforços trabalhistas. O departamento de pessoal era geralmente constituído pelos próprios donos da empresa.

Segundo MARRAS (2002, p.26), podemosdestacar cinco fases na evolução do perfil profissional de RH:

1ª FASE: Antes de 1930, conhecida comofase contábil, não havia legislação que disciplinasse o capita lX trabalho. Segundo GIL (1994, p.22), a função de gestão d e pessoaserainexistente. Durante todo este período, a preocupação estava no controle defrequência e faltas, pagamentos, admissão e demissão de pessoal.

2ª FASE: De 1930 á 1950, Getúlio Vargas assumiu o poder e criou o Ministério de Trabalho, Indústria e Comércio e o Departamento de Trabalho. Em um demaio de 1943que resultou na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Os departamentos de pessoal, que eram chefiados porchefes de pessoal, taisdepartamentoscuidavamdas rotinas trabalhistas, enquanto que o recrutamento, seleção, treinamento, admissão e demissão e folha de pagamento estavam direcionados as tarefas administrativas. O recrutamento erarealizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com