TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre o Vício em Drogas

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.399 Palavras (18 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 18

Trabalho de Direito e Legislação: Drogas

  1. Bebidas:

  O vício de consumo excessivo e regular de bebidas alcoólicas e todas as suas consequências relacionadas é chamado de alcoolismo.

  Geralmente, o alcóolatra cai na dependência da bebida por dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo consiste no comportamento da busca por prazer, quando algo é agradável, a pessoa procura sempre os mesmos meios para ter satisfação. Já o reforço negativo ocorre para evitar algo que causa dor ou desprazer, ou seja, o sujeito procura a bebida para uma espécie de fuga da realidade.

  Com o tempo a pessoa não atinge mais os resultados que esperava com a pequena dose que ingeria anteriormente, mas continua á consumir para evitar os sintomas desagradáveis da abstinência. Desenvolve-se também uma perigosa tolerância ao álcool, uma dose de bebida já não é mais suficiente e passa-se a aumentar as doses ingeridas, isso é um grande passo para a total dependência á bebida.

   A dependência surge quando o indivíduo não tem mais forças e passa a negar qualquer problema relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas, nessa fase surge a famosa frase: “Quando eu quiser eu paro”, no entanto, a pessoa está com o autoestima afetada e não tem mais disposição para viver e lutar contra a doença.

  A negação dos alcoólatras quanto á sua condição de dependentes, dificulta o diagnóstico e o tratamento. Quando os sintomas físicos e sociais começam á aparecer (manifestações de raiva, irritação repentina e excessiva, acidentes de trânsito frequentes, faltas no trabalho, apatia conjugal, etc...), pode ser tarde demais para se recuperar do vício.

  Tudo fica ainda mais complicado com a facilidade de se adquirir bebidas alcoólicas e a sua fácil aceitação no meio social. Recentemente foram criadas novas leis para combate ao álcool como a proibição de venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade e maior rigor aos estabelecimentos que infringirem á lei. A esperança é que se reduza o consumo de bebidas nas gerações futuras.

[pic 1][pic 2]

        www.google.com.br

                                                       

  1. Tabagismo:

  O tabagismo, (prática do fumante de cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbos e outros) segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a principal causa de mortes evitáveis no mundo.

  Segundo pesquisas, 47% da população masculina mundial fumam e 12% da população feminina mundial também fumam. O total de mortes relacionadas ao tabagismo ultrapassa a marca de 10 mil mortes por dia no mundo.

  Para piorar a situação, existem os fumantes passivos, que convivem com os fumantes em lugares fechados, sendo este tabagismo passivo a 3ª maior causa de mortes evitáveis no mundo.

  O ar poluído, contém 3 vezes mais nicotina e monóxido de carbono e cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca de um fumante após passar pelo filtro do cigarro.

  No Brasil, vários estados e munícipios aperfeiçoaram a lei 9294/96, que implementa lugares fechados livres de fumaça, inclusive em bares e restaurantes com multas pesadas aos infratores.

  Restrições á propaganda de cigarro também ajudaram á diminuir o consumo de cigarro, transformando hábitos que eram propagandeados pelo cinema de Hollyood e novelas como símbolos de elegância, status e poder. Felizmente hoje é cada vez mais politicamente incorreto o hábito de fumar.

[pic 5][pic 3][pic 4]

               www.google.com.br

  1. Drogas ilícitas:

  São substâncias que têm proibição na  sua produção, comércio e consumo, em alguns lugares do mundo são permitidas (como na Holanda), e fazem parte da cultura (como a folha de coca na Bolívia).

  Essas substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que altera dramaticamente o organismo. Tais substâncias trazem consequências devastadoras na sociedade e na saúde humana, mas podem ser tratadas e a pessoa viciada pode se recuperar e ter uma vida normal.

  Alguns exemplos de drogas ilícitas:

  Cocaína: Tem uma ação intensa mas breve, em doses moderadas pode provocar ausência de fadiga, sono ou fome, assim como euforia, bem-estar e segurança em si mesmo, no entanto, após o bem-estar inicial, seguem sintomas de cansaço, apatia, irritabilidade e comportamento impulsivo. Em alta dosagem provoca insônia, agitação, ansiedade intensa, agressividade, visões e alucinações. È comercializada em pó, que é obtido mediante um processo de transformação da folha de coca em pasta de cocaína e esta em cloridrato. Costuma ser usada injetada, inalada ou tomada por via oral (crack, que é derivado do aquecimento da cocaína junto com uma mistura de bicarbonato de sódio, amônia e água), também forma o Freebase ( aquecimento de cloridrato de cocaína com éter).

  Maconha: Também conhecida como Cannabis, é a mais popular das drogas ilícitas, á partir da planta Cannabis, podem se formar 3 tipos de drogas: a Marijuana (folhas secas enroladas em cigarro), o Haxixe (resina seca) e o óleo de Haxixe (formado na destilação do Haxixe concentrado).

  Papoula de ópio ou Heroína: è um opiáceo obtido através do bulbo de algumas papoulas. É comercializada em pó, também sendo ingerida na forma de vapor do seu aquecimento. O bem-estar inicial é substituído ao longo prazo de consumo, por alteração no peso, problemas gastrointestinais e patologia ginecológica, o dependente torna-se apático, letárgico, deprimido e obcecado pela droga.

  LSD ou ácido: è uma droga com ação alucinógena, que pode provocar ilusões e alucinações.

  Cogumelos mágicos: contém um alcalóide capaz de afetar o sistema nervoso central, são quimicamente semelhantes ao LSD.

  Ecstasy e GHB (ecstasy líquido): são substâncias de alto risco que danificam o cérebro de forma irreversível, mesmo sem ser usado regularmente.

  Anfetaminas: São substâncias de origem sintética e com efeitos estimulantes.

  Benzodiazepinas: São conhecidos como calmantes.

[pic 6] [pic 7]

www.google.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (132.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com