TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa - drogas na adolescência

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.200 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O uso de drogas vem aumentando no decorrer dos anos e está amedrontando a sociedade moderna, porém com fundamentos históricos onde vinculam o seu uso de forma medicinal e atualmente é considerada como um fator muito nocivo para quem é usuário frequente.

Com a progressão e o crescimento da sociedade nas últimas décadas, foi imprescindível que as drogas se alastrassem juntamente com esse avanço. Além de tomar grandes proporções na sociedade, as drogas também foram se desenvolvendo e apresentando vários tipos. Para que seja possível deixar nossos jovens longe desse male é precisar passar todas as informações necessárias para eles, incluindo as formas nas quais elas podem causar grandes estragos não apenas para eles, mas para sua família e até mesmo para a própria sociedade.

É no período da adolescência que as pessoas passam ter uma curiosidade que pode ser perigosa, pois buscam conhecer e experimentar coisas novas. Em muitas situações, os adolescentes não possuem familiares tão presentes que possam fazer um alerta sobre os perigos que podem encontrar, por conseguinte o ambiente escolar é uma das bases para que seja possível fazer o devido alerta e repassar as informações que são necessárias para que eles possam se prevenir.

O Serviço Social tem um relevante papel na luta contra o uso de drogas se apresenta intrínseco com o todo o procedimento realizado para a prevenção. Isso ocorre devido à existência da ligação entre Serviço Social e a educação popular quanto o dever de esclarecer a população sobre as formas de se prevenir e os caminhos a serem seguidos, além disso, os interventores têm que realizar os encaminhamentos nos plantões sociais, executando um trabalho juntamente com as famílias e comunidade no âmbito escolar, favorecendo a efetivação  da  Política Nacional  de Antidrogas e das demais  políticas públicas que circundam o atendimento aos indivíduos em  vulnerabilidade. Vale a pena considerar que o trabalho de combate e prevenção às drogas é efetivado de forma multidisciplinar.  

Essas propostas  são  permeáveis  para a  categoria  profissional,  pelo fato de também comporem os trajetos anteriores  dos  indivíduos  profissionais que antecederam a formação  e a prática profissional,  como  se  mostram  por meio  das requisições institucionais que exigem uma intervenção imediata.

Desde o início do Serviço Social os assistentes  sociais  se  defrontam com  o enfrentamento  de questões relacionadas às  drogas. No cenário contemporâneo, esta problemática acaba passando a se tornar pauta significativa novamente para esses profissionais.

O seguinte projeto tem a finalidade de realizar uma análise da  atuação do assistente social  no atendimento destinado aos dependentes químicos conforme a problematização que são as drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com