TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos das disciplinas do semestre e sua relação com a formação do Analista de Suprimentos.

Por:   •  30/3/2016  •  Bibliografia  •  4.312 Palavras (18 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR

TEMA

Pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos das disciplinas do semestre e sua relação com a formação do Analista de Suprimentos.

Nome:                                                         RGM:

Clayberson Gomes Ribeiro                                   10147928-8

Davyson Santos da Silva                                  10148095-2

Diego Nunes da Costa                                  11504791-1

Ellen Silva de Almeida                                      11652968-5

Franklin Silva Santos                                        11607470-0

Gustavo Jacobina de Andrade                              10147200-3

Ingrid Ciriaco Gomes                                          1014673-8

Jonathan Simão Viegas                                          10133670-3

Jonathas Justiniano A. dos Santos                   11649760-1                                       Lucas de Azevedo                                        10147651-3

Matheus Henrique de A. Lima                        11633326-8

Rafael da Silva Oliveira                                10149807-0

Renata Pereira da Silva Souza                                  11642610-0

Rodrigo da Silva de Matos                                11606528-0

Rodrigo Rocha Bernardes                                11516259-1

Thiago Mariscal                                             10132535-3

Vinicius Martins de Souza                                11615096-1

Grupo: 02 – 1Bº/ 4°A

Campus: São Miguel

São Paulo

2016

2. - Metodologia

A metodologia aplicada nesta obra é a pesquisa bibliográfica, fundamentada com o intuito de adquirir conhecimento sobre determinado assunto, local ou pessoa, conforme BERVIAN (2002), a pesquisa busca explicar um problema com referências teóricas documentadas, a pesquisa pode ser descrita ou experimental, ambas buscam conhecer e analisar as contribuições do passado a respeito do assunto, tema ou problema.

Esta pesquisa tem como objetivo, adquirir conhecimento através de livros e artigos científicos, visando maior familiarização não somente de maneira descritiva, mas também com o intuito de desenvolver um caráter interpretativo referente à Ética e Responsabilidade Socioambiental, Gestão de Demanda e dos Estoques, Gestão de Pessoas e Gestão de Suprimentos. Para Lakatos (2005, p. 226) ¨ é imprescindível correlacionar a pesquisa com o universo teórico, optando-se por um modelo teórico que serve de embasamento à interpretação do significado dos dados e fatos colhidos ou levantados [...] “

Para ampliar os horizontes a respeito do tema estudado, serão analisados na pesquisa, livros didáticos, sites e trabalhos acadêmicos já realizados, a pesquisa influenciará em todas as outras etapas de pesquisa. Para a formação de opinião a respeito de determinado assunto, é necessária a busca incansável, com material bibliográfico correto, leitura, questionamento e visão crítica.  Severino (2007, p.86) “para expor ideias teóricas de nível técnico ou específico, é preciso serve-se das ideias mais simples, do nível corrente, traduzindo as ideias de nível técnico de maneira acessível e gradativa [...].

Com referências em autores como: Bertaglia, Ching, Chiavenato e Ashley a bibliografia aqui apresentada, terá como finalidade apresentar conceitos e ampliar conhecimentos das disciplinas neste semestre.


3.1 - Gestão da Demanda e dos Estoques

3.1.1 - Conceito de Logística

A logística existe desde antiguidade, mais precisamente na década de 40, era mais utilizada em práticas militares. Como o decorrer dos anos passou a ser implementada no ramo empresarial.

A logística é um fator muito importante dentro de uma empresa porque se trata de planejamento, controle, distribuição, armazenagem entre outras atividades. De fato a logística está presente no nosso dia a dia, em qualquer coisa que utilizamos, compramos, quando vamos ao supermercado, por exemplo, cada produto devidamente separado por departamentos (higiene pessoal, alimentos, bebidas, etc.) reposição de mercadoria quando necessário.

“Com o passar dos anos, esse conceito foi evoluindo uma nova concepção entrou em vigor, e passou a existir a integração das diversas área envolvidas na produção, dimensionamento e Layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes (roteirização, dimensionamento de frota veículo) distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, surgindo um novo conceito que é conhecido como o Supply Chain ou Logística integrada”. (CHING, 2010 p.2)

O cenário atual este cada vez mais competitivo e dinâmico, como o avanço da globalização, está mais dinâmica e extremamente ágil e busca principalmente a ‘redução de custos’. Além da produção o nível de serviço prestado ao cliente deve estar em uma ótima qualidade, para que se possa traçar o objetivo da empresa. O ambiente externo não permite que as empresas fiquem estáticas no mesmo lugar, em sua zona de conforto. Se a empresa não estiver em constante mudança em relação aos concorrentes, perderá sua fatia no mercado.

3.1.2 - Cadeia de Suprimentos e seus fluxos

Para CHOPRA (2003) a cadeia de suprimento é envolvida por todos os estágios, diretamente ou indiretamente a um pedido de um cliente. A cadeia de suprimentos inclui; transportadoras, depósitos, varejistas, clientes e também fabricantes e fornecedores. Por exemplo, em uma fábrica, a cadeia de suprimentos a realizar um pedido de um cliente, envolve todas as funções, tais como, operações, marketing o desenvolvimento de novos produtos e finanças e etc.

Observa-se que a cadeia de suprimentos é envolvida por um fluxo constante e dinâmico de informações, fundos (dinheiro e produtos) entre diferentes estágios. Cada estágio da cadeia de suprimentos executa diferentes processos, interagindo com outros estágios da cadeia. Por exemplo; uma empresa fornece ao cliente um produto, bem como as informações de preço e disponibilidade. O cliente transfere fundos para a empresa, que por sua vez, transmite dados ao ponto de venda “CD” (centro de distribuição) para reabastecimento. O CD realiza o pedido para reabastecimento à loja, no caso a (empresa) utilizando alguns meios de transportes. E então, seguindo esse fluxo, a empresa transfere fundos ao distribuidor após o reabastecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (291.7 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com