TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DISCIPLINA - Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

TRABALHO DA DISCIPLINA

AVALIAÇÃO 2

NOME COMPLETO

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2019


Problemas na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Transporte

A cestaria produzida pelos Baniwa é totalmente artesanal e assim deve permanecer, como forma de diferencial do produto, bem como para a manutenção da tradição e cultura locais. A produção é feita sob demanda, ou seja, somente tem início após a venda. Isto por um lado é um ponto positivo, porque diminui a quantidade matéria prima e produtos estocados. Entretanto aumenta o tempo de resposta entre a compra do produto até a entrega ao consumidor final, uma vez que um dos maiores problemas enfrentados pelos Baniwa é o transporte de seus produtos, que é feito pelos próprios índios desde a comunidade até o rio Içana e de lá seguem de barco até Manaus, de onde são escoados.

Comunicação/Fluxo de informação

A população Baniwa é composta por diversas aldeias localizadas ao longo do rio Içana, bastante distantes fisicamente, o que dificulta o fluxo de informações entre a Associação e as comunidades.

Sustentabilidade

A sustentabilidade já é uma preocupação das comunidades Baniwa, a exemplo da produção sob demanda, possibilitando que seja extraída da natureza apenas a matéria prima necessária para a produção de cada pedido. Entretanto, todo o processo de raspagem e areamento dos talos do arumã é feito nos igarapés, o que pode contribuir para a poluição dos rios que abastecem as próprias aldeias.

PROBLEMA OBSERVADO

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

JUSTIFICATIVA

Transporte

Escoamento por via aérea, reduzindo o tempo de entrega ao consumidor final

As comunidades indígenas Baniwa, através de sua associação (OIBI), podem fechar parceria com a companhia aérea local, MAP Linhas Aéreas, que opera voos regionais desde o aeroporto de São Gabriel da Cachoeira (mais próximo das comunidades) e Manaus, de onde as mercadorias são transportadas aos clientes.

Comunicação/

Fluxo de informação

Software de Gestão Empresarial ERP (Enterprise Resource Planning)

Um sistema básico de ERP facilitaria a gestão de dados como controle de vendas, controle financeiro/fiscal, dados de clientes; integrando todas as áreas da Associação.  

Sustentabilidade

Instalação de tanques de reaproveitamento de água

A fim de não poluir os igarapés, poderiam ser instalados tanques com sistemas de filtragem da água, que poderia ser reutilizada várias vezes para lavagem e areamento dos talos sem o risco de poluição dos igarapés. A instalação dos tanques poderia ser inclusive mais próxima do local da plantação, utilizando a captação de água da chuva.


Referências:

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 6ª ed. São Paulo: Pearson, 2016

ERP open source: confira 7 opções + 3 outras de código fechado. Disponível em https://pluga.co/blog/api/erp-open-source/. Acessado em 11/11/2019

Top 8 vantagens do frete aéreo. Disponível em https://guiacorporativo.com.br/top-8-vantagens-do-frete-aereo/. Acessado em 11/11/2019

Reuso da água: uso consciente dos recursos hídricos. Disponível em http://www.belem.pa.gov.br/amae/?p=2217. Acessado em 11/11/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com