TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa do consumidor

Tese: Pesquisa do consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 7

Dados sobre a marca:

Lançado no Brasil em 1957, a princípio apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo o primeiro sabão em pó do mercado nacional. No início dos anos 70, a marca já estava consolidada.

OMO responde por aproximadamente 53% do mercado brasileiro de sabão em pó, estando presente em cerca de 50 milhões de domicílios no país que consomem mais de 380 milhões de embalagens.

● 1.6 milhões de embalagens de OMO por dia: esta é a média de produção do detergente em pó líder no Brasil.

• Faturamento anual de US$ 3Bilhões.

• Produtos em mais de 28 países.

• já está na liderança de mercado por 19 anos.

Perfil do Consumidor de Sabão em Pó: As mulheres detêm 72% do poder de decisão de compra nesse quesito, sendo elas, o principal consumidor de sabão em pó. A faixa etária dominante do consumo é de 46% de mulheres entre 25 e 44 anos. O perfil dos consumidores é diversificado. Há desde mães e donas-de-casa zelosas até mulheres ou homens solteiros que, por não disponibilizarem de tempo, lavam a roupa em máquinas, utilizando o sabão em pó. Para essa diversificação, os fabricantes deste produto, criaram diferentes variantes para o sabão em pó.

DADOS COLETADOS PARA SEGMENTAÇÃO:

Omo e o desenvolvimento infantil

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil foi o tema de duas pesquisas, uma nacional e outra global, realizadas por Omo para orientar suas novas campanhas.

Os principais resultados:

• No Brasil, foi feito o estudo “Índice Brincar”, um mapeamento estatístico sobre o hábito de brincar da criança brasileira, que demonstrou o seguinte: - 97% das crianças brasileiras brincam na frente da TV; - 84% dos pais acham que as crianças devem Estudar mais do que brincar e que isso é fundamental para se prepararem para a vida; - 53% dos pais brincam com seus filhos diariamente; - 46% das crianças brincam na escola; - 14% dos pais veem o brincar como importante aliado no desenvolvimento infantil. Conclusão: as crianças brasileiras não brincam o suficiente. • O estudo internacional “Dando aos Nossos Filhos o Direito de Serem Crianças: uma Perspectiva de Mãe” e o Fórum “A infância na visão global das mães” revelaram:

- 79% das mães acham que o conceito “aprendizado pelo brincar” se perdeu em seus países; - 92% delas declaram que é seu dever o desafio de resguardar a fase em que suas Crianças se desenvolvem por meio do brincar.

Conclusão: mães de todo o mundo notam que os estímulos essenciais para a infância saudável estão sendo perdidos.

DADOS DE SEGMENTAÇÃO: “TANQUINHO”

No final da primeira década do século 21, foi evidente o aquecimento da economia brasileira, com aumento de renda das famílias de classe C, o que teve reflexo imediato nos hábitos de consumo. Uma pesquisa realizada pela Latin Panel apontou que quase 70% das casas tinham máquina de lavar, sendo que 57% delas eram do tipo tanquinho, eletrodoméstico que permite reutilizar a água para mais de uma lavagem. Em 2009, acompanhando essa transformação socioeconômica, a Unilever lançou Omo Multiação Active Clean Tanquinho e Comfort Concentrado Tanquinho. Esse sabão permite limpeza total com água reutilizada até três vezes. O produto superou as expectativas, atingindo 5% de aceitação em apenas quatro meses de vendas.

Pesquisa ao consumidor

A seguinte pergunta para pessoas, pertencentes as classes A, B e C:

Qual a primeira marca que lhe vem a cabeça?

E a marca campeã foi OMO. Líder entre os detergentes em pó por 83% dos entrevistados da pesquisa Top of Mind (realizada pelo Datafolha para o jornal Folha de S.Paulo)

É comprovadamente a marca mais lembrada nos últimos 18 anos consecutivos, passou a coca-cola segundo a pesquisa Top of Mind , que diz que a OMO é a marca vencedora pela 18ª vez consecutiva.

OMO significa Old Mother Owl, traduzindo para o português: Velha Mãe Coruja, sendo assim, inicialmente existia uma coruja na embalagem do sabão em pó. O primeiro sabão em pó azul, OMO, é um dos produtos mais rentáveis para a empresa UNILEVER, A empresa atua a 80 anos no Brasil com fabricação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com