TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras

Trabalho Escolar: Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A organização em estudo tem o nome de Petróleo Brasileiro S.A, com o título do estabelecimento (nome fantasia) de Petrobras. • Razão social: Petróleo Brasileiro S.A • CNPJ: 33000167/0001-01. • Nome comercial: Petrobras • Endereço da sede: Av. República do Chile, n° 65, centro, Rio de Janeiro - RJ • Data da constituição: 03 de outubro de 1953 • Inscrição estadual n° 81.281.882 : • Registro na junta comercial n° 31.436 : • Data do Registro na junta: 20 de abril de 1954 Como empresa de energia, a Petrobras atua em várias áreas desse setor, desde a exploração de gás e petróleo, refino, abastecimento até a distribuição. Podemos dividir as atividades da Companhia em: Abastecimento - A Companhia abastece quase toda a demanda do mercado brasileiro por derivados de petróleo, e busca sempre aumentar sua capacidade de produção. Exploração e Produção - É o órgão da Petrobras que atua em pesquisa, localização, identificação, desenvolvimento, produção e incorporação de reservas de óleo e gás natural dentro do território nacional. Gás e Energia - É a área responsável pela comercialização do gás natural nacional e importado, além da implantação de projetos, em parceria com o setor privado, que irão garantir a oferta deste combustível e de energia em todo o país.

Este trabalho mostra o surgimento da Responsabilidade Social através de duas análises, antropológica e econômico-social, seus conceitos e dimensões, e as vantagens adquiridas pelas organizações ao exercer esta práticasileira de energia, que através de seus programas sociais, ambientais e estratégicos, todos com base em políticas internas de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, se preparam para o futuro, contribuindo para um Brasil sustentável.

DESENVOLVIMENTO

As primeiras discussões sobre responsabilidade social no Brasil iniciaram da década de 70, segundo ASHLEY, com o pioneirismo da ADCE-Brasil em promover atividades sobre o tema, marcando a relevância de pensar a dinâmica social das empresas com mais intensidade no Brasil. ASHLEY, Patrícia Almeida e outros. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. Editora Saraiva,

O conceito de responsabilidade social, segundo ASHLEY, pode ser definido como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A autora diz que a organização, nesse sentido, assume obrigações morais, além das legais, mesmo que estas não estejam diretamente ligadas ao seu negócio, porém contribui para o desenvolvimento sustentável dos povos. Uns dos problemas ambientais que enfrentamos nas atualidades são: Aquecimento global, desmatamento, desertificação e extinção de espécies.

Os investimentos sociais privados ganharam importância, devido principalmente, a necessidades de sobrevivência das empresas frente ao mercado nacional e internacional, e aos seus consumidores. As grandes vantagens de empresas que incorporam os princípios da responsabilidade social e ambiental e os aplicam corretamente, são:

Valorização da imagem institucional e da marca, capacidade de adaptação, flexibilidade, longevidade, maior lealdade ao consumidor.

Nós ainda estamos na era do petróleo, que ainda é uma fonte abundante e relativamente barata de energia. Embora as reservas atuais desse bem mineral estejam se esgotando rapidamente, ainda há potencial para grandes descobertas, como foi o caso do nosso pré-sal. Além disso, as técnicas de recuperação de petróleo e gás natural em campos antigos vêm se aperfeiçoando muito, aumentando a vida útil dos mesmos. Para você ter uma ideia, por volta 1850, quando o petróleo jorrou num poço do Texas pela 1ª vez, a média de recuperação do petróleo era de apenas 10% do total contido nos poros da rocha subterrânea. Em vista de tais desafios, o que deve ser feito por parte deles é buscar soluções para minimizar, o máximo possível, impactos de ordem ambiental e social, que afetem os negócios da empresa junto a órgãos de fiscalização públicos, através de planejamento e controle incisivos.

Quem administra a empresa terá que buscar e se preocupar em passar uma impressão para seus clientes de que você se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com