TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras

Casos: Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  248 Visualizações

Estudo de caso: O ambiente organizacional da Petrobrás

1.De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos daPetrobras? Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Acredita que isso afetou o crescimento da empresa?

Stakeholders internos: Empregados,acionistas, diretoria da empresa.

Stakeholders externos: Fornecedores, competidores, consumidores, mídia, instituições financeiras, agências governamentais, etc.

Até 1995 os concorrentes não eramstakeholders da organização, porque não representavam grandes riscos para a mesma, não afetando assim diretamente suas atividades. Esse fato fez com que a empresa crescesse cada vez mais, tornando-se assimdominante no mercado brasileiro.

2.Qual o papel do Governo Federal na empresa? Como a influência

governamental afeta a política de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de Foster sinaliza aintenção do governo de se afastar da estratégia da companhia?

Visando que a estatal petrolífera desempenha função estratégica na economia brasileira e tem condições para superar eventuaisadversidades, o governo influi diretamente na administração da companhia, utilizando-a como uma das possíveis formas de controlar a economia do país, e também controlar os eventuais aumentos da commodity nadistribuição interna.

Como Graça Foster foi recebida pelo mercado como uma escolha que priorizava uma gestão menos política e mais voltada para a geração de valor, creio que a intenção do governo é ade focar as atividades da empresa em seu negócio, e fazer com que a mesma evolua cada vez mais

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com