TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras

Monografias: Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Conta de fevereiro (à esq.) tem o gráfico de histórico de consumo; a de março (à dir.), não

A primeira conta de luz com aumento chegou aos consumidores do Rio de Janeiro sem o histórico de seu gasto. A conta de março é a primeira depois do reajuste na tarifa de energia elétrica autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no fim de fevereiro.

A Light, concessionária que atende a população do Rio, mandou às casas dos clientes as contas sem o gráfico de histórico dos últimos 12 meses de consumo, que normalmente consta na fatura. Sem a informação, não é possível saber se a conta subiu muito por excesso de consumo ou por causa do reajuste autorizado.

No espaço onde havia o gráfico nas contas anteriores, foi colocado um "comunicado ao cliente" sobre o reajuste médio de 21,06% na tarifa para "os consumidores de Baixa Tensão da Light, com vigência a partir de 02/03/2015".

À esquerda, o gráfico na conta de fevereiro; à direita, a de março, sem o histórico

A ausência das informações provocou desconfiança em clientes. "Eu acho que pode ter sido algo proposital, já que teve o aumento, para os clientes não compararem com os meses anteriores", afirmou a estudante de medicina Isabel Albuquerque, 25.

Em nota, a Light afirma que veicula informações em suas contas de energia, com o objetivo de manter seus clientes informados de maneira prática em caso de reajustes tarifários.

"Como tivemos um reajuste extraordinário homologado pela Aneel, com vigência a partir do dia 2 de março de 2015, as contas de março vieram com informações sobre o tema", afirma a nota. As contas, no entanto, têm espaços vazios em que caberia o informe.

A concessionária disse que a fatura do mês seguinte voltará a apresentar o gráfico de histórico de consumo, que contará com o mês de março.

A Light informou também que "o cliente pode consultar o histórico de consumo a qualquer momento, sem custo, por meio da Agência Virtual (http://zip.net/bkqX7j) e pelo aplicativo Light Clientes no Facebook (facebook.com/lightclientes) ou em smatphones (iOs, Windows Phone e Android)".

Procurado pelo UOL nesta terça-feira (17), o Procon-RJ não soube informar até a publicação desta reportagem se havia alguma ilegalidade nas contas de março da Light.

RIO DE JANEIRO, 18 Mar (Reuters) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) começa a julgar os processos envolvendo o empresário Eike Batista e executivos do grupo EBX, em cinco julgamentos previstos para esta quarta-feira (18).

Além de Eike, serão julgados outros 15 executivos em processos relativos às empresas MPX (atual Eneva), LLX (atual Prumo), OGX (atual Óleo e Gás), além de outros dois casos envolvendo a CCX.

Os cinco processos estão relacionados à instrução 358, que trata da divulgação e uso de informações sobre fatos relevantes.

Entre as penas que o colegiado da CVM pode aplicar estão multas, cujo valor varia mas pode considerar, por exemplo, três vezes o montante da vantagem econômica obtida ou perda evitada.

A legislação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com