TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras

Monografias: Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  4.904 Palavras (20 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 20

PETRÓLEO

Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fez com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.

Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

A importância do petróleo na sociedade atual é enorme, irrefutável. Todos o sabem, é alardeado em jornais e livros escolares de geografia. Os benefícios como transporte, energia, aquecimento, produtos plásticos e petroquímicos permitem à nossa sociedade um modo de vida que de outra forma não seria possível. E também tem o seu grande poder econômico, a Petrobras tem uma produção diária de dois milhões 539 mil barris de petróleo isso gera uma grande numero de empregos diretos e também indiretos.

Distribuição de Petróleo

A distribuição do petróleo pode ser feita por vários meios de transporte para que os produtos cheguem ao dia a dia do consumidor e movimentem diversos tipos de indústria. A utilização de cada tipo de modal depende de uma serie de fatores e facilidades entre eles destacaram os seguintes:

• Modal Ferroviário: Representa uma alternativa econômica para o deslocamento de grandes volumes de álcool e derivados de petróleo, adequado para longas distancias, menor custo de seguro, fretes. Esse tipo pode transportar médios volumes a granel.

• Modal Rodoviário: O transporte de derivados de petróleo por este modal é feito em caminhões-tanque, alguns apresentam apenas um único tanque, enquanto outros já apresentam tanques segmentados, possibilitando o transporte de mais de um tipo de produto. É indicado para pequenas distancias, e atua de forma complementar para os demais modais. Este meio possibilita a integração com o sistema ferroviário.

• Modal Hidroviário: Compreende os transportes que utilizam o meio aquático, quer seja marítimo ou fluvial. Estes meio transportam maiores numero de carga, e exigem um menor custo. É a melhor modal para transporte internacional.

• Modal aéreo: Transporte aéreo é o modal mais rápido entre o restante, adequando para mercadorias de alto valor agregado.

Transporte do Petróleo

Em virtude da sua composição variável e do grande número de substâncias que compõem o petróleo, antes de ser utilizado passa por um processo de separação e purificação de seus componentes, que é realizado nas refinarias de petróleo e para o escoamento da produção dos campos petrolíferos de exploração para instalações de armazenamento e de processamento e para a distribuição dos produtos processados, depois que é realizada a extração do petróleo, ele é transportado primeiramente aos portos de embarque e para levar o petróleo são utilizados:

• Oleodutos e Gasodutos: São tubos subterrâneos que transportam o óleo e o gás. Esses dutos podem ser terrestres (construídos em terra) ou submarinos (construídos no fundo do mar). Estão localizados em maior escala nas regiões costeiras interligando as plataformas com terminais e estes entre si e as refinarias.

• Navios-Petroleiros: Também chamados de superpetroleiros em razão do seu tamanho, os navios petroleiros podem ter até 500 metros de cumprimento e 70 de largura.

Hoje um Navio Petroleiro tem a capacidade de transportar 500.000 toneladas de porte bruto, por seu tamanho muito elevado não atracam nos portos convencionais, para transferir a carga usam-se os terminais marítimos localizados nas áreas costeiras, 40% de todo o comércio marítimo mundial é transportado pelos petroleiros, quando chegam aos terminais marítimos.

REFINARIA

Uma refinaria tem a função básica de decompor o petróleo em diferentes subprodutos. O petróleo é enviado para as refinarias a fim de que seus componentes sejam separados e tenham um melhor aproveitamento. Os principais produtos são: asfalto, óleo diesel, nafta, óleo combustível, Gasolina, Querosene, querosene de aviação, Gás liquefeito de petróleo, Óleos lubrificantes, Ceras de parafinas e Coque.

O petróleo bruto chega às refinarias, onde é armazenado em tanques, depois ele é mandado para o laboratório da refinaria, para verificar suas características. Esquemas de Refino são estabelecidos em função dos tipos de processos necessários, que são classificados em quatro grupos principais sendo eles: Processos de Separação; Processos de Conversão; Processos de Tratamento; Processos Auxiliares.

Esquema de refino

Forma como essas unidades são organizadas e operadas dentro da refinaria.

Figura 1 - Esquema de Refino

FONTE: Retirado da Apostila Curso de Refino de Petróleo e Petroquímica.

Unidades de Processo de Refino

É qualquer tipo de processo feito sobre uma ou mais correntes de entrada, criando uma ou mais correntes de saída.

Figura 2 - Processo de Refino

FONTE: Retirado da Apostila Curso de Refino de Petróleo e Petroquímica.

Insumos de uma refinaria

As utilidades são insumos necessários, tais como água, vapor, eletricidade, resfriamento de água, conjuntos para a refrigeração, estocagem de águas frias, bombeamento e distribuição, ar comprimido, gases industriais, ar condicionado industrial e segurança contra incêndios e tratamento de efluentes. Não se tratando apenas de uma unidade de processo, mas as utilidades essenciais para seu funcionamento.

Objetivos básicos de uma refinaria de petróleo

Existem dois objetivos básicos de uma refinaria. O primeiro é produzir os combustíveis e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com