TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilates

Artigo: Pilates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

PILATES

Algumas tendências e modas relacionadas à saúde e aos exercícios praticados em uma academia por muitas vezes são abandonadas rapidamente. Mas o Pilates não, ele veio pra ficar, dor nas costas, barriga, sedentarismo? Seus problemas acabaram: faça pilates. A propaganda do método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967) não é tão explícita assim, mas o pacote de benefícios colou no imaginário popular.

O sucesso é explicado por uma feliz combinação de fatores, a começar pelas qualidades da técnica. O pilates tem uma gama enorme de exercícios, adaptáveis a diversas condições físicas e objetivos, que organizam a postura e servem tanto para reabilitação quanto para a conquista de boa forma. As qualidades foram incensadas por bonitos e famosos, atraindo investidores.

O Pilates consiste em uma série de exercícios e alongamento utilizando quase unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Esta técnica permite a reeducação de movimentos procurando exclusivamente aumentar a flexibilidade, força muscular, corrigirem a postura, melhorar a respiração, e prevenir lesões. Você deve estar afirmando: “que maravilha conseguir obter todos estes benefícios de uma única vez”. O Pilates lhe proporciona os benefícios citados acima e algumas outras melhorias.

Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar dois por aula. As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física prepara o condicionamento físico.

EQUIPAMENTOS USADOS

Bola: Melhora a postura, a saúde da coluna, a flexibilidade, força e movimentos do dia-a-dia em todos os aspectos.

Reformer: é um carrinho que corre sobre uma base de madeira com resistência de duas molas. A variedade de exercícios que podem ser feitos no aparelho permite que seja realizada uma aula completa.

Trapézio: nele são praticados os exercícios mais acrobáticos.

Chair: banquinho de madeira com pedais na base e molas abaixo dos pedais, para dar resistência ao esforço.

Barril: o único aparelho que não é feito com molas e, por isso, é mais usado como acessório. Não consegue trabalhar todos os músculos.

CURIOSIDADE

Sabendo dos benefícios que o Pilates proporciona ao praticante, as futuras mamães estão procurando cada vez mais praticar o Pilates, pois, estas séries de exercícios auxiliam seu Pré-Natal. Com a Prática do Pilates as mamães ganham fortalecimento da musculatura pelvica que ajuda no trabalho de parto, e também alinhamento da postura, diminuindo as dores lombares. Os exercícios também melhoram a respiração, a circulação e também ajuda na flexibilidade e o relaxamento para a gestante.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com