TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Pim Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 6

Comunicação Empresarial

Professor: George Dantas

O Que significa Comunicar?

Do latim communicare, a expressão comunicar significa “pôr em comum” ou “tornar comum”. Todas as atividades humanas envolvem a comunicação, de alguma forma, em suas muitas manifestações.

O mais importante na comunicação é SABER OUVIR, para poder compreender e interpretar, com exatidão, o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor favorecendo, assim, o RETORNO DA INFORMAÇÃO, que marca o início do DIÁLOGO, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do RELACIONAMENTO HUMANO. Muitos desentendimentos, brigas, rupturas, guerras e conflitos sociais seriam evitados e solucionados pelo simples entendimento dessa questão de BOM SENSO.”

Elementos da Comunicação

Fonte: Nascente de mensagens e iniciadora do ciclo da comunicação (pessoa, máquina, organização e instituição); de onde provém a mensagem, no processo comunicacional;

Emissor: Um dos protagonistas do ato da comunicação, aquele que, num dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário;

Receptor: Um dos protagonistas do ato da comunicação, aquele a quem a mensagem é dirigida, aquele que recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada;

Elementos da Comunicação

Mensagem: Comunicação, notícia ou recado verbal ou escrito. Estrutura organizada de sinais que serve de suporte à comunicação. A mensagem é o objeto da comunicação.

Ruído: Todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicação, interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem.

Canal (meios de comunicação): Todo suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor, pelo espaço e o tempo. Meio pelo qual a mensagem, já codificada pelo emissor, atinge o receptor, que a recebe (em código) e a interpreta (decodifica).

Elementos da Comunicação

Contexto: A situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.

Código: Conjunto de signos relacionados de tal modo que estejam aptos para a formação e transmissão da mensagem. Por exemplo: a escrita é um código que permite transformar uma mensagem acústica em uma mensagem gráfica;

Signos: Combinação de um significado com um significante. Em bola, por exemplo, a seqüência de sons bo-l-a é o significante e a idéia do objeto é o significado;

Elementos da Comunicação

Linguagem: Qualquer sistema de signos (não só vocais ou escritos, como também visuais, fisionômicos, sonoros, gestuais, entre outros), capaz de servir à comunicação entre os indivíduos;

Língua: É o produto social da faculdade da linguagem de uma sociedade. É um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social, para permitir o exercício da linguagem.

Comunicação Empresarial

Compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública.

Comunicação Empresarial

ONTEM: Hierarquia rígida. Centralização do poder. Fluxo das informações: de cima para baixo

HOJE: Poder compartilhado. Decisões tomadas coletivamente. Democratização das informações

Gestão do conhecimento e das informações é estratégica

Comunicação Escrita

Para que a escrita seja considerada um texto, é necessário haver significação, isto é, precisamos trabalhar as palavras, combiná-las de tal forma que o produto tenha significação, isto é, seja um texto.

Escrever BEM é...

Obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, pontuação, ortografia, entre outros;

Procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido;

Agradar o leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco.

Comunicação Escrita Eficaz

Clareza e objetividade, para que a mensagem implique uma resposta;

Precisão, para que o outro compreenda o que se está pensando;

Persuasão, para obter a colaboração e resposta esperadas.

Cuidados na Comunicação Escrita

Interferência Física: dificuldade visual, má grafia das palavras, cansaço, falta de iluminação, entre outros;

Interferência Cultural: palavras ou frases complicadas ou ambíguas, diferenças de nível social;

Interferência Psicológica: mensagem que contenha agressividade, aspereza, antipatia, entre outros.

Dicas!!!!

A partir do momento em que o destinatário entender o significado, ele estará apto a produzir uma resposta, isto é, dar o feedback.

Para escrever um texto de maneira original e criativa, para formar frases fluentes, bem-estruturadas e de fácil assimilação, basta utilizar palavras conhecidas por todos.

É bom lembrar que um texto simples não implica, necessariamente, a repetição de formas e frases desgastadas.

Concisão, Coerência e Coesão

Concisão: Em oposição a textos prolixos que subestimam a compreensão (e a paciência) dos leitores, tornando-se enfadonhos, repetitivos e até irritantes. Ser conciso é escrever pouco e transmitir muito, com o cuidado de não prejudicar a clareza; é não “encher lingüiça”:

Comunica com a medida precisa de palavras e idéias;

Dispensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com