TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Universidade Paulista

Por:   •  22/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP

Universidade Paulista

Bruna Marques de Souza          RA: D282EC-6

Bruno Nunes da Silva             RA: D44AA-0

Leandro da Silva Mello              RA: D44AHF-0

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II

Adega Veloso

Santana de Parnaíba

2017

Resumo

O projeto integrado multidisciplinar (PIM ) do curso de gestao em loistica aborda

        

INTRODUÇÃO

        A empresa pesquisada e estudada foi a Adega Veloso, localizada no bairro Vila Veloso em Carapicuíba. Estabelecimento montado por Eduardo Nunes tem como principal negócio a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Como não é um grande negócio, a empresa conta com apenas dois funcionários e os dois variam entre recepção e administração.

        O atendimento é feito de forma simples e direta ao cliente final, o cliente vai até o estabelecimento e faz o seu pedido e sai com o produto na hora mesmo. Caso aja necessidade de fazer o pedido com antecedência, você pode ligar para o estabelecimento, normalmente isso é feito na venda de grandes lotes.

        O ressuprimento também é feito de forma simples, a empresa não trabalha com fornecedores de forma direta, geralmente os administradores compram seus produtos em supermercados e outros tipos de estabelecimentos, sempre aproveitando o custo benefício (aproveitando os itens em promoções).

        Não existem muitas outras adegas ao redor da região para ter uma grande concorrência, porém, seus principais concorrentes são os bares que existem pela região, pois segue no mesmo ramo de negócio (bebidas alcoólicas no geral).

        No geral, existem algumas lacunas a serem resolvidas para o melhoramento da empresa, o intuito dessa pesquisa seria observar e estudar todos os setores e identificar essas lacunas e elaborar uma solução.

 Fundamentos e importância da Logística

        A tempos as empresas buscam agilidades em seus processos. Pois como vivemos em uma época de globalização e o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender as expectativas dos seus clientes. E com isso conquistar seu espaço no mercado. Através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos, e aumentando suas margens de lucro.

        Vários fatores são importantes para essa conquista no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização. Pois a logística bem planejada envolvem quase todos os departamentos de uma empresa. Desde a aquisição da matéria prima, ate o produto acabado.

Estoques

        Os estoques são formados pelas empresas em função das incertezas quanto a demanda e/ou quanto ao ressuprimento.

        Os estoques trazem impactos m custos importantes para a cadeia de suprimentos, assim como uma perigosa relação em riscos, alem de imobilizar capital da empresa.

        Esses aspectos são diretamente proporcionais ao tamanho do estoque. Atualmente as empresas buscam ter seus estoques em níveis mínimos possíveis, já que estoque zero é muito difícil para a grande maioria das empresas.

Armazenagem

        A armazenagem é também um aspecto bastante importante na Cadeia de Suprimentos, pois envolve diversas atividades logísticas, podendo também gerar custos bem expressivos se não for administrada corretamente.

        Quando nos referimos á armazenagem estamos nos reportando aos espaços físicos, armazéns, onde são guardadas, estocadas, as mercadorias.

        Existem diversos tipos de armazenagens sempre voltados a atender a mercadorias (estoque) que estão ali guardadas, segundo as suas mercadorias.

        Podemos afirma que a função de um armazém é a de preservar fisicamente as mercadorias ali guardadas, mantendo sua qualidade original.

Compras

        A área de compras se relaciona com a área produtiva através de negociações de preço e prazo de entrega dos fornecedores e também na emissão de pedidos.

O lead time de entrega do fornecedor veria de acordo com o tipo de bebida, o lead time médio e de 7 a 10 dias.

Estoque na Empresa Adega Veloso

        O estoque da Adega Veloso é composto por bebidas alcoólicas e não alcoólicas na qual tem um grande volume de saída por dia, por isso o método de ressuprimento da organização é essencial.

        Caso haja uma demanda alta e o estoque esteja baixo o estabelecimento acaba ficando no prejuízo e podendo perder clientes.

O essencial seria trabalhar com estoque mínimo e suprir o Maximo possível quando necessário, porem na empresa em foco supri as necessidade de cada período; exemplo:

  • Feriados prolongados;
  • Carnaval;
  • Ano Novo
  • Natal.

Em dias normais o ressuprimento é realizado de acordo com a necessidade e o estoque mínimo. Tirando como exemplo o item que tem mais demanda que é a cerveja, em períodos sazonais o ressuprimentos é feito de forma continua, pois não pode haver faltas no estoque, em dias normais é mantido o estoque mínimo.

Armazenagens na Adega Veloso

        O sistema de armazenamento na Adega Veloso é realizado através do sistema UESP (Ultimo que entra Primeiro que sai), pois sempre que o produto chega no local é realizado a armazenagem, repondo os produtos que estavam precisando de ressuprimeto sendo assim os novos produtos a serem alocados em seu compartimento os antigos ficaram no final do estoquem sendo os últimos a serem vendidos.

Compras na Adega Veloso.

Os Pedidos de compra para suprir as necessidades da empresa e realizada toda semana conforme suas necessidades, contando com o lead time do fornecedor de varia entre 7 a 10 dias.

Contabilidade

Através da contabilidade a empresa sabe os valos de seus ativos, passivos receita, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividades do negocio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, a contabilidade coleta todos os dados econômicos. Mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (461.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com