TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pipa 1 E 2 Sem

Artigos Científicos: Pipa 1 E 2 Sem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MANUAL

PIPA – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

2º/1º Semestres

SÃO PAULO

2011

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização do Programa de Iniciação às Práticas Administrativas – PIPA – nos 2º/1º semestres dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar, extra-classe e em equipes.

Como constam dos Projetos Pedagógicos dos Curso, o PIPA constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres dos cursos – e práxis - integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula - à realidade.

O PIPA visa a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição, análise e interpretação de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

O tema e a estrutura do roteiro de conteúdo do 2º/1ºsemestres aproximam-se da estrutura de um possível artigo científico. Os trabalhos escritos, que obtiverem boa avaliação, poderão ser orientados visando à submissão para publicação em periódicos e/ou apresentação em eventos científicos abertos a trabalhos do Ensino Superior em Administração ou em Ciências Contábeis.

1 ORIENTAÇÕES/ETAPAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS - PIPA

 Composição das equipes: número mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Segue anexo um modelo de Ficha de Composição da Equipe.

 Identificação de uma empresa/organização de pequeno ou médio porte (segundo os critérios do BNDES disponíveis em www.bndes.gov.br) -com ou sem fins lucrativos – para o estudo: caberá aos alunos escolher uma empresa/organização com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a empresa/organização se beneficiará com a contribuição dos alunos e os alunos terão na empresa/organização o espaço extra-classe para aprendizagem.

 Realização do PIPA na organização escolhida pela equipe. Caso seja necessário, a equipe poderá solicitar ao Coordenador Auxiliar do Curso – via Coordenador do PIPA do semestre - uma Carta de Apresentação da equipe.

 Responsabilidades dos Atores

 Coordenador Auxiliar do Curso:

a-) designar o Coordenador do PIPA do semestre;

b-) encaminhar ao Coordenador do PIPA o Manual referente ao PIPA do semestre;

c-) definir a data e a forma (somente em CD-RW ou impressa) da entrega do trabalho escrito e o período para as (eventuais) apresentações (e/ou comunicar a data limite para postagem dos trabalhos escritos no Sistema On-Line, se for o caso)

 Coordenador do PIPA do semestre:

a-) disponibilizar aos alunos o Manual e o Tema/Roteiro de conteúdo do PIPA do semestre;

b-) orientar os alunos sobre os procedimentos para a realização do PIPA a partir das informações do Manual;

c-) mediar a composição das equipes;

d-) estabelecer as datas para receber: da Ficha de Composição das Equipes e do Cronograma de Atividades Previstas;

e-) encaminhar ao Coordenador Auxiliar do Curso as eventuais Cartas de Apresentação para que sejam assinadas;

f-) esclarecer eventuais dúvidas quanto à forma de realização do PIPA junto às equipes;

g-) receber o trabalho escrito na data e forma estabelecida pelo Coordenador Auxiliar do Curso (e/ou orientar os alunos quanto à postagem do trabalho no Sistema On-Line, se for o caso)

h-) elaborar o cronograma das apresentações (quando for o caso) no período estabelecido pelo Coordenador Auxiliar do Curso;

i-) orientar os representantes das equipes quanto aos procedimentos e período para o encaminhamento: da Ficha de Composição da Equipe, Cronograma de Atividades Previstas, Registro de Atividades Realizadas e quanto ao preenchimento da Ficha Individual, referente à realização do PIPA (Ficha referente às APS-Atividades Práticas Supervisionadas), que fará parte do prontuário de cada aluno na secretaria.

j-) lançar as notas do PIPA ( na ata/ Sistema On-Line referente às APS) dos alunos.

 Professores das Disciplinas:

a-) orientar os alunos quanto ao conteúdo do Tema/Roteiro do semestre, em especial, o professor da disciplina básica do semestre (a que é diretamente contemplada no Tema/Roteiro do PIPA);

b-) estabelecer datas de aulas específicas para esclarecer eventuais dúvidas quanto ao conteúdo do PIPA do semestre.

 Equipe:

a-) realizar o PIPA conforme as orientações recebidas via o Coordenador do PIPA do semestre, professores das disciplinas e o Manual e o Tema/Roteiro do conteúdo;

b-) cumprir os cronogramas estabelecidos pelo Coordenador Auxiliar do Curso e pelo Coordenador do PIPA do semestre.

 Representante da Equipe:

a-) comunicar ao Coordenador do PIPA do semestre quaisquer mudanças ocorridas na equipe e/ou em relação à empresa/organização sob estudo;

b-) responsabilizar-se pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com