TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pisicologia Da Educação

Artigo: Pisicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa 2

Liste no mínimo quatro conclusões das autoras, procurando relacionar aspectos do ambiente familiar e suas influências sobre a aprendizagem escolar.

1º)

Adolescentes que vêm de ambientes familiares com pouca prática de afetividade, tendem ter maior probabilidade de dificuldade acadêmica. A família deveria ser a principal fonte de suporte aos filhos, já que quanto mais íntimas forem as relações maior a probabilidade de o suporte ser afetivo.

2º)

O envolvimento adequado dos pais com a escolaridade dos filhos promove um melhor rendimento escolar e bom nível de auto – estima. A valorização, o engajamento e o encorajamento dos pais com relação a escolaridade dos filhos promovem nos filhos a motivação para o aprendizado, e aparecem associados ao maior grau de iniciativa dos filhos em sala de aula. Em contrapartida, pais que não se envolvem, não se engajam com a escolaridade dos filhos ou cobram de maneira excessiva geram um baixo nível no desempenho escolar.

3º)

As diferentes formas de os pais educarem e interagirem com seus filhos influem no desenvolvimento do auto – controle e de uma boa auto – estima, as famílias com dificuldades ligadas ao relacionamento pais- filhos, fica difícil proporcionar o desenvolvimento desses sentimentos nos filhos.

Diferentes situações de stress interferem sobre as práticas educativas dos pais, fazendo com que estas se tornem menos afetivas.

4º)

O incentivo da mãe e do pai para os filhos serem independentes e a prática dos pais conversarem conjuntamente com seus filhos, deixando que seus filhos participem das decisões da família e expliquem a seus filhos o porque de suas atitudes, ou seja, uma pratica com autoridade e não autoritária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com