TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pisicologia

Trabalho Universitário: Pisicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento do processo cognitivo agrega valor no indivíduo ou mesmo uma mudança nele, podendo esta ser estável ou duradoura do comportamento e/ou do conhecimento do ser, devido à experiência, treino ou ao estudo em função adaptativa na sua organização.

Os diversos processos cognitivos consistem nas demais formas de condicionamento do indivíduo e na sua tendência em responder à estímulos, o que aumenta a sua capacidade de aprendizagem e adaptação à outras.

Portanto, é o processo cognitivo (aprendizagem) que nos permite adquirir os diversos modos de agir e de reagir e de alterar os comportamentos para adaptação dentro das organizações devido as novas circunstâncias que, inevitavelmente, enfrentaremos num mundo em constante mudança.

2.O condicionamento psicológico pode causar nos indivíduos de uma organização uma reação que tende a culminar na mecanização do colaborador, ou seja, com o tempo o colaborador estará tão acostumado a agir conforme a organização exige que perderá sua capacidade de inovação e criatividade. Isto pode ser um problema para uma organização, pois é sabido que inovação e criatividade são fatores importantes para o desenvolvimento de qualquer que seja o tipo de organização. Portanto ao adotar o condicionamento psicológico, a organização restringe a poucos a possibilidade de contribuir para o crescimento da mesma.

3. Ao adotar o uso deste método para propiciar o condicionamento do comportamento humano nas organizações, incrementado com a punição, a organização nega a si mesma o desenvolvimento e a utilização das forças, dos recursos e do potencial humano de que dispõe, que viriam contribuir para a produtividade da própria organização e para o desenvolvimento socioeconômico num contexto social mais amplo. A utilização dos princípios e estratégias do condicionamento humano nas organizações impede o desenvolvimento da consciência critica, da consciência moral e bloqueia, consequentemente, a inserção dos indivíduos membros da organização como cidadãos responsáveis na própria organização e na sociedade.

4. A diferença consiste no fato de que o condicionamento causal (estímulo-resposta) trata simplesmente de alcançar um objetivo baseando-se na resposta que o indivíduo fornece ao receber um estímulo (seja ele uma promoção ou um aumento). Por outro lado a atuação da organização no nível psicológico do indivíduo trata de medidas que podem ser tomadas para atender às necessidades de satisfação do colaborador bem como uma forma de mantê-lo motivado, seja por meio das Teorias de Abordagem Contingencial, da Teoria X e Y, da Hierarquia de Valores de Maslow, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com