TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pisicologia Da Educação

Projeto de pesquisa: Pisicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

1º Etapa

Psicologia da Educação (Freud)

No meu ver, Freud foi um grande, revolucionário na psicologia formado em medicina e especializado em tratamento para doentes mentais e futuras. Freud busca desde fundamentação de sua teoria, relacionar o pensamento filosófico no século VIX a ciência teve uma grande contribuição de Freud o conhecimento que atendia a consciência humana Freud foi importantíssimo para essa contribuição fosse além.

A ciência biologia não foi suficiente, pois bem a teoria de Freud foi fundamental para, si relacionar o pensamento filosófico ou neurológico. Ao perceber algumas manifestações inconscientes é além de alguma ferramenta onde haja alguma explicação das ações do homem.

A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu tratar esse caso através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método associação livre neste ultimo ele fazia com seus pacientes falassem qualquer coisa que lhe vissem a conjunção psicanalise e educação já conheceu inúmeras formas, desde aquela própria do otimismo que assolou movimento psicanalítico de uma educação psicanaliticamente esclarecida, conforme as melhores ideias iluministas. Freud não pretendeu ocupar-se de tal tema deixando-a ao encargo de sua filha que, dedicando-lhe a obra de toda sua vida, pode segunda ele afirma compensar a falta paterna. A retorica de Freud, nesse caso não deixa ilustrar.

3 Pontos importantes

I – Um método de investigação de mente e seu funcionamento. II – Um sistema teórico sobre vivencia e o comportamento humano. III – Um método de tratamento psicoterapêutico.

2º Etapa

Jean Piaget em que contribuía na educação

Jean Piaget foi um dos mais importantes psicólogos do século XX.

Estudava a origem e a justificativa do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência humana numa concepção construtiva.

Embora não fosse pedagogo, as teorias de Jean Piaget foram de grande importância na educação escolar.

Estudou o desenvolvimento cognitivo de seus filhos, em beneficio do ensino escreveu algumas obras foi direto da oficina internacional de Educação UNESCO, contribuiu como pescador da inteligência outros estudiosos como Rousseau, Claparéde Montessori, também contribuíram para educação, apesar de não serem pedagogos muitos outros países tinham interesse de mudança na educação, mas sem resultado teórico ativo, foi Piaget, em Genebra, com sua teoria, em um dos centros da pedagogia ativa que conquistou resultado positivo para educação.

Acreditar na experiência e no inatíssimo como única maneira de se chegar ao conhecimento foi uma das oposições de Piaget, ele era o conhecimento de ser construído ou se reconstruído pelo individuo e sua maneira numa interação com o meio, num processo interno e externo, e não unicamente pelo ambiente genético, mas passando por varias etapa de desenvolvimento ao longo da vida social, cultura, estudada a partir do interior do individuo, um saber individual.

Para Jean Piaget o papel da escola é ajuda o desenvolvimento intelectual do aluno, e o professor deve ser um facilitador, buscar condições para que o aluno aprenda, socializa-se com e maior físico cognitivo, afetivo, tornando-se um individuo independente, auto nome, um organismo que ao agir sobre o meio e modifica-lo modifica a si mesmo devido ao fracasso da atividade educacional, sem muita mudança positiva alguns autores tentaram colocar em pratica a teoria de Jean Piaget, o que acabou causando muitas vezes a distorção de suas ideias.

Sabemos que a pratica da educação é uma arte, uma tecnologia difícil de sair do papel como se deve erros desencontros foram inevitáveis.

Uma corrente educacional propôs trabalhar nas escolas as aspectos estruturais da inteligência proporcionando mudança estrutural, com tarefa operacional, tendo como objetivo pedagógico acelerar o desenvolvimento, Piaget propôs tarefa para por em evidencias traços dos pensamentos.

3 Pontos importantes

I – Assimilação e acomodação. II – Ajudando o desenvolvimento do aluno. III – Parar e pensar.

3º Etapa

Henri Wallon

Henri Wallon autor cuja teoria de desenvolvimento humano o homem que deduziu os problemas de sua época. O Wallon ajudou a criança nas emoções para dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com