TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Da ação Empresarial

Artigo: Planejamento Da ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Niterói

Planejamento da Ação Empresarial

O Planejamento pode ser considerado como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo.

Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.

Ainda, “Planejamento é a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.”.

Planejar é decidir antecipadamente

O Planejamento deve identificar antecipadamente

O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.

Portanto, o planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços.

Partes do Planejamento

O planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes:

1. Planejamento dos fins: especificação doestado futuro desejado, ou seja, a missão, os propósitos, os objetivos, os desafios e as metas.

2. Planejamento de meios: proposição de caminhos para chegar ao estado futuro desejado, por exemplo, pela expansão da capacidade de uma unidade e/ou diversificação de serviços prestados. Aqui se tem a escolha de macroestratégias, macropolíticas, estratégias, políticas, procedimentos e práticas.

3. Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos.

4. Planejamento de recursos: dimensionamento de recursos humanos e matérias, determinação da origem e aplicação de recursos financeiros. Estabelecimento de programas, projetos e planos de ação necessários ao alcance do futuro desejado.

5. Planejamento de implantação e controle: corresponde à atividade de planejar o gerenciamento de implantação da organização.

Tipos de Planejamento

Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, destaca três tipos de planejamento com diferentes níveis de decisão:

1) Planejamento estratégico

2) Planejamento tático

3) Planejamento operacional

Os níveis de decisão onde são aplicados os tipos de planejamento podem ser visualizados na figura.

1. O planejamento estratégico: relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a organização como um todo, enquanto o planejamento tático relaciona-se ha objetivos de mais curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da corporação.

O planejamento estratégico, de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos em longo prazo, bem como seu alcance, resulta numa situação nebulosa, pois não existem ações mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com