TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Marketing

Monografias: Planejamento De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

Durante a pesquisa e desenvolvimento estratégico do plano de Marketing, buscou- se pesquisar e analisar os procedimentos para criação de uma empresa. No entanto, foi utilizado como fonte o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas), dentre outras que serão citadas durante este.

O foco principal está no ramo de negócios alimentares e em especial, o de sorvetes funcionais. Tal escolha ocorreu, porque o sorvete funcional e sucos funcionais são produtos consumidos por grande parte da população brasileira tornando-se um produto tradicional. Com isso, o sorvete pretende entrar no mercado como produtos diferenciados, atendendo aos diversos paladares dos consumidores, destacando-se no segmento alimentício.

O ramo de negócios escolhido tem como público-alvo homens e mulheres de 20 a 49 anos que estão preocupados com a saúde e bem-estar, classes socioeconômicas A&B, moradoras da região de Campinas e que buscam praticidade, qualidade dos alimentos e consumo imediato.

2.1- ANÁLISE EXTERNA.

De acordo com a Organização Mundial Meteorológica durante o evento de Conferência do Clima da ONU, em Varsóvia- Polônia, o ano de 2013 pode ter sido um dos dez mais quentes desde que esse dado começou a ser registrado, em 1850. Esse dado teve o objetivo de informar os negociadores sobre a situação do planeta.

O período de janeiro a setembro foi o mais quente comparado aos mesmos períodos em 2011 e 2012, quando houve a ocorrência do fenômeno La Niña, contribuindo para esfriar o planeta. Seu oposto, o El Niño, foi o desencadeador de alguns dos anos mais quentes, como 2010 e 1998, mas, até setembro deste ano, nenhum dos dois fenômenos foi observado.

O calor excessivo registrado em 2013 e neste início de 2014 pode acontecer com mais frequência nos próximos anos se o país não conseguir reduzir o impacto do aquecimento global no meio ambiente, explicou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre. Fato que aquece o mercado de sorvetes.

Outro influente fator é que atualmente os brasileiros enfrentam crescente aparecimento de doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado. Entretanto, uma alternativa expressiva no combate às doenças, e que vem conquistando espaço, são os alimentos funcionais.

Com nutrientes capazes de fornecer além da nutrição básica, os alimentos funcionais têm desempenho terapêutico específico à saúde. O mercado de sorvete de acordo com ABIS- Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, revela que os brasileiros consomem em média, 6,07 litros de sorvete por ano. Esse número representa um aumento de 76,49% em relação a 2003, quando a média era de 3,82 litros anuais- segundo o gráfico abaixo. Ainda assim, é baixo se comparado à média registrada em países da Europa, que passa de 20 litros anuais.

Fonte: ABIS- Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (2013).

Analisando as mudanças climáticas- no caso o calor excessivo enfrentado em 2013 e começo de 2014, a estimativa é de que nos próximos anos nesses mesmos períodos, o consumo e o crescimento do mercado de sorvete aumente. E assim encontrou-se nessa nova tendência, a necessidade da criação de um sorvete a base de frutas funcionais.

2.1.2 - ANÁLISE DE MACRO AMBIENTE.

2.1.2.1 Ambiente Econômico.

Em relação as 13 principais economias mundiais que já divulgaram seus resultados de 2013, o Brasil teve o terceiro maior crescimento – atrás apenas de China (7,7%) e Coréia do Sul (2,8%). Os governos da Rússia e da Índia ainda não divulgaram seus dados referentes ao último ano, mas projeções oficiais apontam alta de 5% para a economia indiana e de 1,8% para a russa. O desempenho do PIB brasileiro em 2013 é superior ao de outro emergente, a África do Sul (1,9%) e grandes potências, como os Estados Unidos (1,9%) e a Alemanha (0,4%).

Cenário para 2015: Diferente dos dados apresentados em 2013, o cenário econômico para 2015 não são dos melhores, o pais devera sofrer um resseção, conforme as informações dos especialistas da área econômica.

Segundo entrevista com Marcel Balassiano, da FGV para o Jornal Opção, um dos problemas da inflação alta é que ela aumenta a incerteza e dificulta financiamentos. Para os próximos anos, as projeções da Focus são: 1,8% (2015), 2,5% (2016), 3% (2017) e 2,8% (2018). Assim, é possível ver que o ano que vem sofrerá com condições piores que as vividas atualmente. Por quê? Podemos analisar, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano: o crescimento foi de 0,2% em comparação com o trimestre anterior. Não foi um bom resultado, visto que ficou clara não apenas a retração do consumo das famílias (0,1%), como a queda de 0,8% da indústria, além do negativo desempenho dos investimentos (-2,1%).

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas; Dados publicados segundo pesquisa FMI

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas; Dados publicados segundo pesquisa FMI

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo encerrou 2013 com expansão de 1,7%, alcançando em valores correntes, 1.511,7 bilhão de reais-informou, nesta quinta-feira a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). De acordo com os dados, o desempenho do PIB paulista foi influenciado positivamente pelo montante gerado pela indústria, com crescimento de 2,2%, e pelos serviços, com alta de 1,4%.

Campinas é o centro de uma região metropolitana composta por 19 municípios, responsáveis por 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB), graças a um complexo de cerca de 15 mil indústrias, 50 mil empresas de serviços e 60 mil empresas comerciais. Campinas é conhecida como um importante centro de produção e difusão de conhecimento tecnológico avançado.

O PIB de Campinas, superior a R$ 27 bilhões, é equivalente ao de países da América do Sul, como Bolívia e Paraguai. Trata-se da 11ª cidade mais rica do Brasil, concentrando mais de 50.000 empresas e o terceiro maior parque industrial do país. Além disso, 50 das 500 maiores empresas do mundo estão instaladas em Campinas e sua região metropolitana. Graças a estes e outros fatores Campinas é hoje uma das dez cidades brasileiras que mais geram empregos, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com