TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Gestão Do Serviço Social

Exames: Planejamento E Gestão Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento e Gestão em Serviço Social

By margarane | Studymode.com

ETAPA 1

Porque o planejamento Educacional?

O planejamento educacional, destacado pelo autor trata da escola, mas aborda a escola e os demais setores da ação social, ou seja, a política, o sindicalismo dentre outras áreas.

São diversos os pensamento que surgem, e estes representam correntes filosóficas, cientificas, ideológicas ou simplesmente o senso comum. Analisando alguns destes pensamentos sempre com a intenção de fundamentar a necessidade de planejamento.

A primeira interpretação, completamente ingênua: a de que a escola quando bem conduzida, é responsável pelo bom andamento social

A segunda interpretação da relação escola-sociedade é feita a partir de um ponto de vista, de um critério. Este critério é uma finalidade: o desenvolvimento.

A terceira que diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexos da sociedade naquele momento.

É preciso ressaltar ainda que, embora a apresentação acima seja crítica, cada uma das interpretações contém verdade; o que as faz muito frágeis é o fato de que o ponto de vista de que partem é muito restrito, o que as torna tão parciais que já pouco explicam da realidade.

Por que o planejamento é importante na prática profissional do assistente Social?

O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveise certas mudanças do ambiente externo em que a sociedade está inserida continuamente. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.

Para o profissional de serviço social o planejamento deixa de ser um método de estudo e passa a ser um procedimento importante para a profissão, torna-se instrumento essencial para compreender a profissão que trabalha com a realidade, profissão esta que precisa repensar suas práticas para atender as mais diversas realidades e expressões da questão social que surgem no cotidiano profissional.

Passos de um planejamento

DATA/TEMA

PLANEJAMENTO

ACOMPANHAMENTO

Objetivo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Objetivos

Planejamento: Conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento.

Acompanhamento: Acompanhar a execução dos planos necessários ao pleno desenvolvimento das atividades avaliando e demonstrando os resultados, bem como apresentando propostas de ajuste.

Data: Dia, mês e Ano.

Tema: O assusto ao qual iremos falar em um evento

Objetivos: O que desejamos alcançar

Metodologia: Qual métodos vamos utilizar. Ex: Dinâmica,Paletas,Debate,Seminário etc.Recursos: O que temos, e o precisaremos para realizar um evento. Ex: Data Show,Painéis,DVD e outros materiais necessário.

Avaliação: Como estar acontecendo o evento. Ex: Participação,Análise do Evento,Situação atual..

Objetivos: Quais objetivos foram alcançados no evento.

O Marco Referencial

O marco referencial expressa a posição da intuição que planeja em relação a identidade, visão de mundo, de valores, objetivos, compromissos. Indica “rumo”, a direção que possamos escolher.

O marco inicial está organizando da seguinte firma:

⃰ O marco situacional: Que fala da realidade, o resultado dos participantes de um processo de planejamento participativos enquanto elaboradores de um plano, alguns pontos da realidade, com sua ideologia.

⃰ O marco doutrinal: A instituição (grupo ou movimento), assume uma proposta político-social e a fundamentada. O termo “ doutrinal” tem trazido algumas perguntas, conseqüências e preocupações sobre seu significado.

⃰ O marco operativo: a instituição (grupo ou movimento) afirma o ideal de sua prática, dentro do seu campo de ação, com do seu campo de ação, com instituição da sociedade com que se compromete.

A Realidade Social no processo de planejar.

Uma proposta política e Social.

O que fazer para mudar essa realidade com profissionais da assistência.

A organização e cooperação na elaboração global (sócio-econômica),política e cultural.

A situação social do idoso no Brasil

Está cada vez mais passando por modificações, por exemplo: os seus direitos que estão sendo exercidos com mais respeito, apesar de alguns idosos ainda viverem em situação de vulnerabilidades social. Muitos desses idosos encontra-se em asilos, casas de parentes ou ate mesmo morando de favor.

Do ponto de vista demográfico, segundo Carvalho e Andrade (2000, p.82) no plano individual significa aumentar o número de anos vividos. Paralelamente a evolução cronológica, consistente fenômenos da natureza biopsiquica e social, importantes para a percepção da idade e do envelhecimento côa a saída da vida produtiva pela vida da aposentadoria.(Saúde do idoso, enfermeiro Carlos Gomes).

Todo idoso tem direito de uma vida social estável, um bom relacionamento com seus familiares, lazer, atividades física e assim com a família também deve preservar a sua saúde. A família é a grande responsável pelo bem estar desse idoso, pois tem casos em que alguns deles já não têm mais uma coordenação motora em perfeito estado, não podem andar sozinhos, tem sempre que serem acompanhados por seus familiares.

É bom ressaltar a violência contra esses idosos, muitos deles sofrem de maus tratos pela própria família a violência sexual também é um crime, tem casos que os próprios filhossão autores da violência, não podemos deixar de lado como se fosse um caso sem importância, pois um dia eles já foram como nós, e quem sabe nós teremos a sorte de chegarmos até onde eles estão. É muito triste nos deparamos com esse tipo de situação violenta devemos ter a consciência e nos doarmos para essas pessoas que além de serem idosos, merecem sempre o nosso respeito, cuidado, amor, carinho e compreensão.

Elaborar o marco referencial

A função maior do marco referencial é a de projetar a realidade no sentido de sua superação\transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para realidade.

àRealização de palestras educativas.

àDar qualidade de vida aos idosos.

àRealização de atividades voltada aos idosos.

àProteger, assistir e amparar a pessoa idosa.

A questão do Diagnóstico

O diagnóstico é um juízo sobre a realidade (sobre a prática), a luz do marco operativo( diretamente) e do marco doutrinal (em última instância)

Os três elementos constitutivos do diagnóstico:

àSer um juiz;

àExercer-se este juízo sobre uma prática especifica (sobre a realidade) da instituição, do grupo ou do movimento que s planeja;

àRealiza-se este juízo sobre o temário do marco referencial (marco operativo principalmente ou exclusivamente) e com os critérios de análise oriundosdeste mesmo marco referencial (marco doutrinal e marco operativo)

Os três procedimentos necessários são úteis para elaboração de um diagnóstico:

àA organização de um inventário, uma quantificação de todos os elementos que constituem ou se ligam á realidade planejada.

àFazer um levantamento com os envolvidos, para conhecer interesses, questões, problemas, tendência, sentimentos e conceitos mais evidentes.

àÉ o esclarecimento de questão específica correlacionada a um ponto do diagnóstico geral.

A Programação

A Programação é uma proposta de ação, para reduzir a distancia entre a realidade da instituição planejada e o que estabelece o marco operativo. Desse modo, há a necessidade de se ter um diagnóstico apresentando o que é a pratica, ou um juízo sobre a realidade.

Há de se pensar na hora de se elaborar a programação, em ações que sejam exeqüíveis, daí termos duas situações: o que é necessário e o que é exeqüível, donde se entende que se algo (alguma ação) apesar de necessária não é viável, não pode constar como proposta.

É interessante saber que toda proposta deve atender a necessidade demonstrada no Diagnóstico.

Na preparação de planos os mesmos devem ser de curto (para atendimento em até 60 dias), médio (para atendimento em 3 a 5 anos) e longo prazo (ações a serem concluídas em temposuperior a 5 anos).

Convém ressaltar que ações são objetivos e que só podem ser propostos se de fato possam ser implementados, dentro do período estabelecido.

Planejamento e controle de curto prazo:

àUsa previsão com base na necessidade real – Identificação de idosos na comunidade

àFaz intervenções nos recursos para corrigir desvios – Atender nos âmbitos da saúde e social os idosos e sua família.

àConsiderações de objetivos operacionais caso a caso – Encaminhar a pessoa agressora para as providencias legais que o caso requer, e os idosos para os órgãos de proteção ou familiares próximos.

Elaboração dos planos setoriais:

Nesta fase se aplica a orientação: Tanto do idoso, como para sua família

O atendimento social e psicológico: Tanto para o idoso como para sua família.

Orientação: aos responsáveis que pode ser em centros comunitários em igrejas, e uso de mídia educativa ou departamentos.

Referências Bibliográficas

GANDIN, Danilo. PLT, A prática do planejamento participativo.

http://pt.slideshare.net/prof.fernandoscp/planejamento-27342220

A situação social do idoso no Brasil:uma breve consideração. Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B615vhmWOCF-

...

Baixar como  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »