TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Tributos De Uma Empresa

Artigo: Planejamento E Tributos De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Planejar é uma das tarefas mais importantes do gestor. Através do planejamento é que se realiza uma gestão eficaz. Se não planejar suas atividades, o gestor corre o risco de ser surpreendido por imprevistos e colocar a empresa em grandes dificuldades, ou até mesmo levá-la à falência. O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas, principalmente nas atividades da área financeira.

O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança, numa empresa é necessário, porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho, as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação.

O planejamento financeiro é o processo formal que conduz a administração da empresa a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas, assim, poderá a administração visualizar com antecedência as possibilidades de investimento, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que considere necessário manter em caixa, visando seu crescimento e sua rentabilidade. Observa-se que o planejamento financeiro, além de indicar caminhos que levam a alcançar os objetivos da empresa, tanto a curto como a longo prazo, cria mecanismos de controle que envolvem todas as suas atividades operacionais e não-operacionais. O planejamento e o controle orçamentário, quando realizado juntamente com o controle financeiro, possibilitam mudanças táticas rápidas para tratar de eventos estranhos ao processo administrativo, o qual coloca em risco o alcance das metas estabelecidas, aumentos inesperados no índice de inadimplência no recebimento de créditos ou dificuldades na obtenção de recursos de terceiros são rapidamente identificados, com um controle financeiro eficaz, a empresa poderá sempre adotar uma postura proativa em relação a tais eventos.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O plano financeiro deve apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.

A função primordial do planejamento financeiro é proporcionar um duradouro equilíbrio financeiro. Ele é percebido pela facilidade que a empresa tem de se posicionar no mercado e definir políticas de investimento, manifesto principalmente nas seguintes características:

• Permanente equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa;

• Tendência de aumento do capital próprio;

• Rentabilidade do capital investido satisfatória;

• Melhor aplicação do capital de giro;

• Rotação de estoque compatível com o volume de vendas;

• Estabilidade dos prazos de recebimento e pagamentos;

• Imobilização de capital compatível com o volume de produção e comercialização;

• Crédito garantido junto a instituições financeiras, entre outros.

2.1 DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS

As demonstrações orçamentárias tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operação anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

2.1.1 Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado

Para que o risco de erro diminua e os percentuais cheguem próximos ao do ano anterior, usam-se os custos dos produtos vendidos, as despesas operacionais e as despesas de juros em termos percentuais. Esta é uma forma simplificada de se fazer a D.R.E projetada.

2.1.2 Fluxo de Caixa Projetado

O objetivo o fluxo de caixa projetado é fornecer informações para a tomada de decisões, prever a necessidade de capitação de recursos ou até mesmo aplicar excedentes de caixa em rendimentos sem comprometer a liquidez. Sendo assim, não resta dúvida de que o planejamento é a parte mais importante do fluxo de caixa sendo a projeção de despesas e receitas uma poderosa ferramenta de gestão a médio e longo prazo.

2.2 AS NECESSIDADES DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizam com o que foi planejado. Ou seja devemos ter controle sobre o planejamento. Pois é fundamental para se conseguir atingir o objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

2.3 TÉCNICAS DE ANÁLISE DO ORÇAMENTO DE CAPITAL

São algumas ferramentas de gestão que servem para avaliação dos investimentos.

2.3.1 Valor Presente Líquido

O Valor Presente Líquido permite comparar investimentos iniciais com retornos futuros. É muito utilizado no estudo de viabilidade de um projeto ou novo negócio, a fim de indicar se vale à pena, ou seja, se é mais vantajoso do que simplesmente deixar o dinheiro investido.

2.3.2 Taxa Interna de Retorno

Já a Taxa Interna de Retorno calcula a taxa de juros para a qual manter o dinheiro investido seria equivalente a utilizá-lo em um novo projeto. É o lucro que você obteve ao investir num certo projeto em porcentagem.

2.3.3 Payback Descontado

Payback Descontado é quase o mesmo que o payback, mas antes de calculá-lo, você primeiro desconta seu fluxo de caixa. Ou seja, você reduz os pagamentos futuros pelo seu custo de capital. Porque é dinheiro que você vai ganhar no futuro, e terá menos valor que o dinheiro hoje.

2.4 RISCOS E RETORNOS

O retorno sobre o investimento deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida da volatilidade dos retornos e dos resultados futuros. Tanto o risco quanto o retorno são pontos chaves de sucesso e afetam de maneira diretamente proporcional as decisões da organização.

2.5 FINANCIAMENTOS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com