TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Educativo

Artigos Científicos: Planejamento Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  6.762 Palavras (28 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 28

Planejamento Educacional

Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país. A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de objetivos em longo prazo que definam uma política da educação.

Planejamento Educacional é processo contínuo que se preocupa como e “para onde ir” e “quais as maneiras adequadas para chegar lá”, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo"

O mais importante no ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz,antes,durante e depois.

É essencial que o planejamento educacional implica,especialmente,em uma ação refletiva: o professor elaborando uma reflexão permanente de sua prática educativa.

Planejar,então,é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que aconteceu. Por fim, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico.

O planejamento é um processo, as fases, os passos, as etapas, as escolhas, implicam em situações diversificadas, que estão presentes durante o acontecer em sala de aula, num processo de idas e vindas.É importante que o professor estude sobre essa temática, uma vez que há uma diversidade metodológica que pode ser trabalhada em sala de aula ou numa situação didático-pedagógica.

PLANEJAMENTO DE ENSINO

O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino ou didático é a especificação e operacionalização do plano curricular.

O planejamento deve ser entendido como uma possibilidade para estabelecer as condições ideais à ativação do processo ensino-apredizagem, não pode ser reduzido a algo estático e sim como uma ação reflexiva que visa estabelecer intenções do processo ensino-apredizagem, possibilitando um fazer docente mais efetivo.

Assim, no que se refere ao aspecto didático, planejar é:

• Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dos alunos);

• Refletir sobre os recursos disponíveis;

• Definir os objetivos educacionais considerados mais adequados para a clientela em questão;

• Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados, distribuindo-os ao longo do tempo disponível para seu desenvolvimento;

• Prever o organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos;

• Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem;

• Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

Como podemos ver o planejamento didático também é um processo, que envolve operações mentais como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir o longo do tempo, prever formas de agir e organizar.

O resultado do processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.

Algumas vezes, o professor não faz por escrito o seu plano, isto é, não anota as conclusões a que chegou, No entanto, ele planeja mentalmente as etapas de sua atuação na sala de aula, prevendo as suas atividades e as de seus alunos. Quando ele não anota as suas previsões, pode correr o risco de se perder ao executar o que planejou, pois a memória pode falhar, fazendo-o esquecer os procedimentos previstos. Por isso, é aconselhável que se faça o registro por escrito das conclusões do planejamento didático.

A forma de registro vai depender de cada professor, mas o que se recomenda é que ele faça as anotações de modo simples, claro e preciso

Precisam retratar a personalidade do professor, suas concepções individuais, sua capacitação profissional. Planos elaborados por outros, ou mesmo por equipes de educadores, poderão ser consultados como fontes de ideias, mas nunca deveremos copiá-los.

Também é bom lembrar que o processo mental de planejamento está ligado ao processo mental de criação: planejar é criar com base nas condições da realidade e tendo em vista objetivos definidos.

Outro aspecto a ser lembrado é que “o plano é apenas um roteiro, um instrumento de referência e, como tal, é abreviado, esquemático, sem colorido e aparentemente sem vida. Compete ao professor que o confeccionou dar-lhe vida, relevo e colorido no ato de sua execução, impregnando-o de sua personalidade dinâmica, sua vibração e seu entusiasmo, enriquecendo-o com sua habilidade e expressividade”.

Existem três tipos de planejamento didático ou de ensino, que relacionamos a seguir, de acordo com seu nível de especificidade crescente:

• Planejamento de curso - é a previsão de todas as atividades escolares em uma área de estudo ou componente curricular, durante o período letivo, correspondente a uma série (se for o plano de curso) ou todas as séries (se for à proposta curricular);

• Plano de unidade didática ou de ensino - representa uma forma de organização de programa, articulada a uma técnica de ensino para um determinado período;

• Planejamento de aula - é a previsão mais precisa possível quanto o conteúdo ou atividades didáticas que ativem o processo ensino-aprendizagem capaz de possibilitar ao aluno alcançar objetivos previamente estabelecidos.

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com