TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Empresarial E Empreendedorismo

Casos: Planejamento Empresarial E Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Planejamento Empresarial e Empreendedorismo são importantes para um bom resultado de uma empresa, esses fatores tem como objetivo colaborar no crescimento e sucesso da entidade.

Através do planejamento aplicado em diferentes áreas e departamentos serão discutidas questões como serviços, resultados de produtos e outros fatores que influenciam no que a empresa fará, onde ela pretende chegar.

No caso do Empreendedorismo, veremos como o mesmo deve agir, que atitudes deve tomar e que o sentimento de medo, não pode fazer parte da vida do empreendedor.

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Planejamento Empresarial é um processo essencial dentro das empresas que visa o sucesso e o crescimento. Esse tipo de planejamento é aplicado no dia a dia empresarial em diversas áreas e departamentos.

Estruturas do planejamento empresarial

No planejamento empresarial, as questões a serem discutidas envolvem serviços, resultados, produtos e outras iniciativas que influenciam no que a empresa fará, como, quais desafios a empresa enfrentará para realizar objetivos, quais iniciativas devem tomar, quais colaboradores serão escalados para executar determinadas etapas de empreendimento e como devem ser feitas cada etapa de execução e como fazer para que as ações funcionem. Esse tipo de planejamento é essencial em todas as etapas da empresa visando a concretização de objetivos.

Dimensões do planejamento empresarial

O planejamento pode ser diferente de outro pela natureza, tamanho e importância de longo ou curto prazo, por isso o mesmo deve ser estruturado de acordo com o tamanho, que será devido ao número de etapas e de acordo com o tempo disponível para realizar o planejamento.

O planejamento deve ser estruturado para que as ideias não fiquem soltas ao vento, todas as decisões devem ser analisadas e escolhidas a dedo, para que haja sucesso no momento de agir.

Benefícios do planejamento empresarial

O ato de planejar é algo benéfico não só para as empresas, mas para nossa vida pessoal também. O planejamento é importante por vários fatores: estruturação da resolução de problemas, direcionamento e alocação de recursos de forma correta e sem desperdícios, busca de soluções com eliminação de retrabalhos e desperdícios, dentre outros fatores.

As empresas que buscam o planejamento são empresas de sucesso, voltadas para negócios e para melhoramento da qualidade e maior controle de processos.

Tipos de planejamento empresarial

1 – Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o mais complexo e na maioria das vezes é realizado em longo prazo, podendo durar de 5 a 10 anos.

Mesmo levando tanto tempo para ser feito, esse planejamento precisa ser revisto constantemente para não ficar perdido caso haja uma mudança inesperada.

Esse tipo de planejamento é essencialmente empreendedor, pois verificar as oportunidades da empresa e diversos cenários, além de verificar a situação real da empresa e as possibilidades da empresa competir no mercado. É necessário que a empresa se concentre em um planejamento que vise o ambiente externo, a missão da empresa, política de compras e vendas, e objetivos estratégicos e planos de ações.

Modelo de Planejamento Estratégico Empresarial

Para começar o planejamento estratégico é preciso definir Missão e Visão do negócio, é importante esclarecer a importância da empresa e qual é o seu propósito.

Outros fatores importantes para esse tipo de planejamento é definir os pontos fortes e pontos fracos da empresa e definir as ameaças e oportunidades enxergadas para a empresa.

A parte mais interessante do planejamento estratégico é enxergar de forma diferenciada a situação atual da empresa. A análise SWOT, muito empregada no âmbito da comunicação é quem vai delegar os resultados.

Análise Swot

Antes de planejar o sucesso de vendas de uma empresa, é necessário que a mesma avalie onde está e onde pretende chegar, neste caso se faz necessário a Análise SWOT que verifica a força da empresa e seus pontos fracos, as oportunidades que a empresa possui no mercado de acordo com o setor que atua e as ameaças no ambiente externo.

Essa análise também recebe o nome de FOFA ou PFOA (Potencialidade, Fraqueza, Oportunidade e Ameaças).

Para realizar esse tipo de análise, é preciso dividir o cenário da empresa em duas partes.

No ambiente interno da empresa deve ser analisadas as forças e as fraquezas em relação outras empresas que trabalham no mesmo ramo, depois de verificada essas informações os pontos negativos devem ser sanados.

Quando as ameaças e as oportunidades estão no ambiente externo e podem variar dependendo de onde está o empreendimento, é recomendado fazer um diagrama e assim fazer a melhor visualização de cada qualidade.

2 – Planejamento Tático

É nesse planejamento que são levantados os recursos necessários, recurso humanos, de investimento em maquinários, de capital e outros.

Esse planejamento é considerado de médio prazo e suas atividades são mais voltadas para os departamentos de compras, finanças e de seleção pessoal.

Sempre em busca de melhores resultados, o planejamento tático é realizado de ano em ano.

3 – Planejamento operacional

O planejamento operacional é de curto prazo e visa a estruturação das ações de produção ou vendas com uso de procedimentos, métodos, realização de orçamento e recursos, cronograma e documentação para realização de análise dos dados.

Sua função é colocar em prática um dos planejamentos táticos em uma empresa e está inserida em cada planejamento empresarial

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o estudo do desenvolvimento de competências e habilidades referente à criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com