TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Empresarial

Exames: Planejamento Estratégico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho fundamenta-se no Planejamento Estratégico nas empresas, pois através dele é possível fazer um estudo a longo prazo para o que possa vir a ocorrer na empresa.

Será apresentada uma pesquisa com duas empresas da região oeste de Santa Catarina. São apontadas divergências nas visões sobre questões estratégicas de marketing, será apresentada a utilização de informações contábeis, a importância da comunicação com seus funcionários e clientes, entre outros itens que são informações úteis para o sucesso empresarial. Alem disso, será abordado os problemas que ocorrem nas empresas entrevistadas e como poderiam ser resolvidos.

.

2 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO EMPRESARIAL

Ter um Planejamento Estratégico é muito importante para o sucesso de uma empresa, pois é planejando e tendo uma estratégia que se consegue atingir o objetivo. Fazer o que a concorrência faz não é uma estratégia, mas sim atuar de forma diferente no mercado, atraindo o consumidor.

Para entendermos melhor sobre o que é um planejamento estratégico com foco na área de marketing, foi efetuada uma entrevista em duas empresas, as quais são as mais conhecidas e qualificadas da região. O primeiro a nos conceder uma entrevista foi o senhor Norberto, proprietário de uma Oficina Mecânica. A outra empresa que contribuiu para a realização deste trabalho foi a Cimeplan com a dona Sonia, responsável pelas respostas coletadas. Ambas as empresas são privadas e com fins lucrativos, mas com suas atividades completamente diferentes.

3 EMPRESA 1: POSTO DE MOLAS E MECÂNICA PESADA BARON LTDA.

A oficina mecânica é uma micro empresa localizada na cidade de Palmitos - SC e está voltada para a prestação de serviços mecânicos, relacionada a linha pesada e com comercialização de peças para caminhões.

3.1 Realização da Entrevista

a) A empresa possui um banco de dados de clientes?

Não. Apenas temos o cadastro de clientes com as informações básicas.

b) Como a empresa determina os preços dos produtos?

Calculando os custos e despesas da empresa, o quanto o produto vale e analisar também o preço dos concorrentes.

c) Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

A comunicação interna, sobretudo, muito importante, além da comunicação com seus clientes e a sociedade em geral que tem relação com a empresa (sindicato, escritório de contabilidade, imprensa...)

d) A empresa monitora seus concorrentes?

Sim, é sempre bom ficar atento, porque tem assuntos que a gente vai aprendendo também com nossos concorrentes.

e) A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Não registramos uma pesquisa. Mas sempre que nós pudemos, fizemos aquela “pesquisa informal” diariamente, perguntando sempre aos nossos clientes a cada compra ou serviço feito, se eles estão satisfeitos ou se está faltando alguma coisa.

f) Como são realizados os controles bancários da organização?

Fluxo de caixa onde indica o que tem para receber e o que tem para pagar. Organizamos as despesas. Cuidamos diariamente todos os valores que estão direcionados financeiramente a empresa utilizando programas no computador que sempre ajudam.

g) Existe uma financeira que realiza os empréstimos para a organização? Ela trabalha com cartão de crédito? Quais benefícios ela conseguiu com abertura de conta e escolha do banco?

Sim, utilizamos uma financeira aqui da região Sul, não trabalhamos com cartão de créditos mas sim com boletos. Nos trouxe muitos benefícios pois assim conseguimos controlar melhor os valores da empresa (gastos, despesas, contas a receber...). Além disso, os nossos clientes conseguem pagar com mais facilidade.

h) O gestor conhece as políticas fiscais, monetárias e cambiais que interferem no seu ramo? E como faz a gestão com base nesses conceitos?

Sim. Sempre é importante saber da atuação do governo e a relação dele com as organizações. Até porque todos nós somos contribuintes e precisamos pagar os impostos. A nossa empresa conta com a ajuda do escritório de contabilidade nesta questão.

i) Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

Percebo que uma de nossas dificuldades aqui na empresa é de não chegarmos em um acordo final de onde queremos chegar, assim gera muitos desentendimentos.

j) O gestor utiliza das informações contábeis para analise do seu patrimônio e evolução dos recursos? De que forma o gestor utiliza essas informações?

Sim, porque nos ajuda nos resultados finais de nossos objetivos e para melhor organização contábil.

3.2 Análise das informações coletadas

Segundo informações, a oficina mecânica utiliza como suas estratégias de marketing propagandas de rádios e placas distribuídas em diferentes pontos da cidade. Sendo assim, podemos chegar a uma conclusão que a empresa poderia desfrutar mais das estratégias que o marketing propõe para chamar mais a atenção de seus clientes e conquistar mais novos clientes.

3.3 Identificação de Problemas

Realizando a entrevista pode-se perceber que a empresa 1, Oficina Mecânica poderia investir mais em marketing, pois com a visita na empresa percebemos que a mesma não possuía uma fachada identificando o nome nem o telefone para contato, poderia também utilizar mais as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, aumentando assim o numero de seus clientes. Outro problema encontrado na empresa foi a não utilização de cartão de credito como pagamento, alem disso, o entrevistado, Norberto, nos informou que em sua empresa há muitos desentendimentos entre seus funcionários, pois cada um quer que o serviço seja feito de um jeito diferente, não conseguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com