TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Para A Área De Gestão De Pessoas Da Empresa

Casos: Planejamento Estratégico Para A Área De Gestão De Pessoas Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  7.949 Palavras (32 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento estratégico hoje nas empresas é instrumental onde se não tivermos um objetivo definido, a visão, podemos nos perder. Quando há um grande planejamento não quer dizer que não haverá insucesso, porem sem esse planejamento o risco fica bem maior.

Quando se olha para o mercado hoje, temos que nos atentar para as causas e para as tendências, pois são parâmetros que podem realmente surpreender em meio a uma reação de desafios.

Empresários sem visão tendem a ver as oportunidades, mas não enxergam os riscos. Não adianta ter estratégia sem ter visão estratégica, que por sua vez não existe sem pensamento estratégico.

E imprescindível que se pense coletivamente, que se demande educação empresarial e que se crie espaços e situações para uma reflexão continua sobre as realidades organizacionais.

As empresas despertaram para a necessidade de se planejar e criaram bucratizaçoes sofisticadas por meio de um exercício acadêmico, gerador de novas frustrações. Sem o desenvolvimento de um planejamento estratégico coletivo não há um planejamento confiável – e o produto disso são racionalizações teóricas, arquiváveis.

Nesta época de transformações rápidas, profundas e radicais, em que valores são questionados e substituídos, em que predominam inovações, precisamos frequentemente fazer pausas para reflexão, para que ações, com visão, sejam implementadas. Visão é percepção global para se situar de modo inteligente em face da realidade.

Na arquitetura do planejamento estratégico empresarial estão configurados elementos essenciais que formam seu arcabouço. São eles: missão, cenários, objetivos e metas.

A missão faz referencia básica a razão de ser da empresa, seu alvo existencial, para o qual convergem todas as ações.

O planejamento estratégico muda a maneira e o estilo de operar a empresa. Ao trabalhar com objetivos e metas, indica-se o rumo e instrumentaliza-se a caminhada, com indicadores que viabilizam apurações e correções imediatas.

Com metas quantificadas, a radiografia dos sucessos e insucessos é visível na análise, proporcionando perfeita visão critica sobre a realidade empresarial. A formação de equipes interdisciplinares, autônomas, em complicadores burocráticos e hierarquizações comprometedoras a eficácia, é um ganho organizacional do planejamento estratégico.

Baseando-se no ensinamento de Chiavenato [1], a seleção de pessoal visa solucionar dois problemas básicos nas empresas: Adequação do homem ao cargo e a eficiência e eficácia do homem no cargo. Analisando-se esses dois fatores, resolvemos escrever sobre o perfil do candidato que as empresas buscam no mercado de trabalho hoje.

Liderança, coordenação de equipes, planejamento, criatividade, inovação e experiência são alguns dos requisitos básicos exigidos hoje pelas empresas para recrutar o candidato na intenção de adequá-lo a vaga. É bem comum em nossos dias ouvir falar sobre competitividade, concorrência e isso tem preocupado cada dia mais a população de estudantes que estão sendo inseridos no mercado de trabalho e profissionais de todas as áreas que precisam cada dia entrar em disputas acirradas na tentativa de se inserir no mercado de trabalho, por outro lado, estão as empresas, que para se sobressair dentro de uma sociedade capitalista precisam ter e manter em seu quadro, profissionais da mais alta qualidade que atuem de forma eficaz para gerar recursos.

Em um mercado tão competitivo e em constante mutação, conseguir resultados por meio das pessoas tornou-se um aspecto importante a ser considerado, para avaliar a maneira pela qual as organizações se desenvolvem e prosperam diante dos desafios atuais como: mercados globais, tecnologia da informação, ambientes ambíguos, concorrência acirrada, consumidores exigentes, obsessão pela qualidade, informações em excesso, incertezas e caos, além, do estresse e problemas urbanos entre outros, exige-se do líder, equilíbrio mental e emocional, bem como capacidade de tomar decisões rápidas e corretas. Com isso, o mercado de trabalho busca desenvolver uma cultura ou um sistema de valor baseado em princípios, conhecimentos, coragem, adaptação, inovação, humildade, capacidade para aprender e crescer constantemente.

Um dos maiores desafios é encontrar pessoas capazes de exercer, com excelência, a função a que se propõe. Isso tem feito com que grande parte das organizações esteja atenta às lideranças natas e quando essas não estão ao seu alcance, às companhias precisam trabalhar os gestores para que eles possam ter uma atuação que leve as equipes a tão desejada alta desempenho.

Administrar pessoas não é fácil, isto porque, em uma equipe existem divergências de opiniões, culturas e ideias. Conseguir gerir tudo isto e manter um alto grau motivacional exigido pelas empresas são uma tarefa árdua e desgastante enfrentada pelo gestor.

O estudo aqui realizado dentro de uma metodologia descritiva apresenta de forma concisa a gestão de pessoas, seu conceito, historicidade da administração, administração científica e a escola das relações humanas.

Apresentamos ainda o mercado de trabalho, a motivação e seus conceitos bem como tarefa e a missão do líder dentro deste contexto.

A escolha do tema se deve a intenção de despertar aos novos candidatos inseridos no mercado de trabalho o quanto a necessidade de estarem preparados para enfrentar seus concorrentes e ajudá-los sobre o perfil necessário para que sejam inseridos no mercado de trabalho. Não se tem a intenção aqui de esgotar o tema exposto, mas de trazer uma contribuição sobre a necessidade de preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

Fichamentos:

Bruna de Oliveira:

As organizações são alvos constantes de mudanças impostas pelo ambiente em que estão inseridas, seja por consequência das incertezas econômicas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com