TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas Empresas

Artigo: Gestão De Pessoas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 5

Ecola das relações humanas da gestão de recursos humanos

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

gestão de recursos humanos

Visão Histórica

Desde o início do século, fazendo referência à forma como as organizações tem sido conceptualizadas, ou seja, desde que alguns autores começaram a tentar formalizar o estudo das organizações com diferentes abordagens, as quais influenciaram resultando em evoluções a nível dos conceitos centrais e com essa evolução tem correspondido à evolução das próprias organizações devido à sua crescente complexidade e às mudanças radicais envolventes, tanto a nível social como a nível tecnológico, económico ou cultural.

Muitos dos conceitos hoje em dia vulgarmente utilizados, surgiram no âmbito desta reflexão sobre o que é uma organização e como deve ser a sua gestão.

Na evolução das diferentes abordagens, existiram três autores, Frederic Taylor, Henri Fayol e Max Weber, que se destacaram claramente com os conceitos introduzidos com as denominadas teorias clássicas, as quais foram dominantes até ao final da década de 30.

Conceitos Genéricos

As teorias clássicas surgem na segunda e terceira década deste século e são contemporâneas do desenvolvimento das primeiras grandes estruturas públicas profissionalmente organizadas.

Correspondem, pois, a uma época onde o fenómeno da grande organização é inovador e relativamente escasso. É ainda uma época onde

as tecnologias de produção são iniciantes, mas em que o alargamento dos mercados começa a ter um enorme impacte, criando a necessidade de rápido desenvolvimento da produção. Surgem as primeiras empresas baseadas no conceito de linha de montagem, e a estandardização inicia de facto, dando os seus passos iniciais.

É nesse contexto que Taylor nos Estados Unidos, como Fayol em França, elaboram as suas obras prolíficas adaptadas a realidade que, sendo gestores com impacte em sua época, ajudaram a construir e tentaram conceptualizar.

Posteriormente, Max Weber, adoptando uma perspectiva mais académica, vai fazer o mesmo na Alemanha. No entanto neste último caso estamos perante uma abordagem mais intrinsecamente conceptual e com menor fundamentação empírica.

No entanto qualquer destas abordagens, apesar da sua origem nacional bem marcada, não esquecendo que no início do século estava-se longe da globalização cultural e organizacional a que assistimos no presente, apresenta suficientes características para poder ser englobada na mesma corrente de pensamento.

Administração Cientifíca - Frederic Taylor

É a que mais claramente se orienta para o estudo do sistema de produção fabril. O conceito fundamental do taylorismo é do one and only best way, ou seja, existe uma e uma única maneira de melhor executar qualquer tarefa. Logo, o objectivo do analista terá de ser a descoberta desse desempenho ideal.

Definido o objectivo, Taylor parte também para o método, que designa por «estudo de tempos e movimentos». Este método, consiste na desagregação de cada tarefa de um indivíduo nos seus movimentos físicos elementares; estes movimentos eram cronometrados e, em seguida, tendo presente o objecto da tarefa, recompostos de forma a minimizar o tempo de execução. Desta forma pretende-se maximizar o output por empregado.

A um nível mais geral, Taylor propõe que todas as tarefas, mesmo as de supervisão, sejam o mais simples possíveis. Assim a nível de supervisão propõe a divisão da tarefa tradicional de um supervisor em oito: disciplina, conservação, abastecimento da linha; cada uma delas da competência de um indivíduo altamente especializado.

Dentro desta formulação os operários receberiam sempre instruções de alguém altamente especializado em cada tipo de função supervisiva. Esta forma de organização do trabalho fabril é conhecido por organização funcional do trabalho. Coexistentemente, cada operário teria uma tarefa tão pouco complexa quanto possível, tarefa essa definida através de um estudo de tempos e movimentos conforme o descrito.

Temos assim que do operário espera-se uma automatização física total, mera reprodução de movimentos mecânicos, completa, científica e previamente estabelecidos. Do supervisor é suposta a especialização numa função específica de supervisão. Tenta-se pois a

completa automatização e especialização do trabalho.

Idealmente para Taylor cada empregado deveria desempenhar instintivamente o papel que lhe tinha sido distribuído e desta forma a eficiência seria mera soma das partes. É com base nesta visão que Taylor acaba por se debruçar apenas sobre o nível operacional fabril das organizações pois, para ele, a coordenação interna e o relacionamento com o exterior são indispensáveis.

Anatómico-Descritiva - Henri Fayol

Em contrapartida Fayol, embora com base conceptual idêntica a Taylor, vai-se preocupar fundamentalmente com a análise da estrutura hieráquica das organizações pondo o acento na linha de comando da qual dependeria todo o bom funcionamento organizacional.

Assim Fayol tenta caracterizar quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com