TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratéico Da Qualidade

Exames: Planejamento Estratéico Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

A cooperativa Capricórnio abrange tradicionalmente o mercado agrícola de leite, soja e café, conta com excelentes profissionais na área técnica na prestação de serviços, contudo os problemas com a administração, mostraram a necessidade de implementar um novo sistema na reeestruturação organizacional.

Problemas como queda no mercado, pouca participação e interação dos cooperados (fornecedores dos insumos agrícolas), problemas com vendas de insumos e equipamentos devido aos preços elevados, falta de um processo de planejamento global estruturado e enfim os colaboradores, conselheiros e executivos tem uma postura que não compete aos negóscios da cooperativa.

Dentro deste cenário foi solicitada uma consultoria para que seja elaborado um plano de trabalho para consolidar um planejamento global – estratégico, tático e operacional.

Uma organização moderna que pretende manter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para inovadores. Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. A organização que escolher a abordagem do “Eu não me importo para onde” pode-se ver à mercê de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la; idéias novas podem substituir seu produto; novos métodos de marketing podem fazer com que seus sistemas de distribuição fiquem obsoletos. A organização pode nunca atingir seus objetivos.

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

PROPOSTA DO ORGANOGRAMA

O cenário encontrado no organograma da organização anterior não havia uma definição com relação a qualidade e ao planejamento, e a definição clara das funções, pois os membros do conselho de administração mantinham todas informações e definições centralizada, inclusive da parte presidencial, causando diversidade na delegação das atividades e falta de um controle de qualidade nos serviços prestados. Os setores trabalham em forma de ilhas, como se fossem empresas independentes. Existem diversas bases de dados e com isso a tomada de decisão fica confusa e as informações não são confiáveis. Considerando esse cenário, mudanças rápidas e precisas devem ser necessárias para que a cooperativa capricórnio possa evoluir e conseguir novos objetivos no mercado agrícola.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

VISÃO

Ser referência no ramo de atuação e buscar conhecimento e inovação através dos nossos cooperados.

MISSÃO

Contribuir para o crescimento do nosso negócio através do desenvolvimento humano e ser uma empresa altamente sustentável sempre agregando valores.

VALORES

Ética, Transparência, Competência e Qualidade de Vida.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Objetivos:

➢ Identificar os processos chaves para a implementação do sistema de gestão da qualidade e estabelecer as seqüências e interações entre os departamentos:

➢ Definir critérios e métodos necessários para garantir a eficácia, funcionamento e controle dos processos cooperativos;

➢ Assegurar a disponibilidade dos recursos e das informações necessárias para garantir o funcionamento e monitoramento dos processos;

➢ Definindo por cada processo, os indicadores e o melhoramento contínuo dos mesmos.

Os processos:

➢ Processos de realização

➢ Processos Gerenciais

➢ Processos de suporte (medição e análise)

➢ Processos de suporte (gestão de recursos)

Dentro deste conceito a ferramenta a ser utilizada na implementação do sistema é o cilclo PDAC.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

IMPLENTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP

Todos os registros de datas serão realizados pela data da operação, calendário da safra e do período de safra (cultura) o que permite consolidar informações facilmente integrado ao sistema ERP.

Estrutura de Informação: Organizar por Empresa, permitindo a fácil visualização das informações em qualquer nível hierarquico operacional. Associado ao cadastro de colaboradores, equipes e atividades operacionais.

Locais de Produção: A partir da estrutura organizacional das unidades produtoras podemos facilmente registrar e coletar as informações operacionais dentro da organização e tomar decisões eficientes.

Equipamentos, máquinas e implementos: Cadastro completo dos ativos operacionais com plano de manutenção, que permite uma eficiente gestão da frota e dos custos de manutençao integrado a gestão de ativos do ERP.

Insumos e Materias: Gestão completa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com