TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico da qualidade

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – GESTÃO DA QUALIDADE

RODRIGO ANTONIO MONTEIRO - 226602015

PORTFÓLIO

principais gurus da qualidade

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

RODRIGO ANTONIO MONTEIRO

PORTFÓLIO

principais gurus da qualidade

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão da Qualidade.

Prof. Mauro Roberto Claro

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Sintese:

A filosofia que orienta as várias estratégias da Qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto – e que, pela sua contribuição, são conhecidos como “gurus da qualidade”, isto é, orientadores do caminho e da importância que hoje este conceito detém. Abaixo são listados os mais conhecidos gurus da qualidade; e posteriormente é feito um resumo da vida de cada 1 destes.

William Edwards Deming;

Joseph Moses Juran;

Philip B. Crosby;

Armand Vallin Feigenbaum;

Kaoru Ishikawa;

Genichi Taguchi;

Vicente Falconi Campos.

 

W. Edwards Deming

Nascido em 1900 nos Estados Unidos, foi o primeiro dos estudiosos da qualidade a ir ao japão para treinar o empresario nipônico no uso dos controles estatístios da qualidade. Para Deming, a qualidade pode ser medida por meio da interação entre um produto em si, o cliente (com suas expectativas e o uso que faz do produto). Uma de suas contribuições mais difundidas para os estudos sobre sobre a qualidade foram os 14 pontos do método Deming para a melhoria.

Joseph M. Juran

Juran nasceu na Romênia, em 1904, formado em Engenharia e Direito foi um dos dos professores da universidade de Nova York, no ano de 1979, fundou o instituto Juran uma das maiores instituições do mundo voltada a qualidade.

Juran praticamente segui os mesmos passos de Deming levando suas maiores idéias ao Japão. Sendo um dos pioneiros da qualidade empresarial especialmente porque não considerava proveitoso separar planejamento de execução sua definições para qualidade não eram simples resumidas em três eixos são: qualidade relacionada ao desempenho do produto ou seja, a satisfação do cliente, com o produto.

A qualidade relacionada à ausência de deficiência. Deficiência que ficam no âmbito da empresa geram apenas custos mais altos, mas deficiências que chegam ao cliente geram insatisfação, e consequentemente, podem perde vendas futuras.

Os dois eixos anteriores não são opostos como poderia perceber à primeira vista explica que é plenamente possivel que um produto não tenha deficiência e ainda não tenha boas vendas porque algum produto concorrente tenha desempenho melhor.

Philip B. Crosby 

Nasceu em 1926, nos Estados Unidos, sendo Engenheiro incio-se na área da qualidade em um cargo técnico . em 1979, fundou a Philip Crosby associates, empresa de consultoria e treinamento da qualidade.

Para Crosby, o conceito da qualidade estava associado à conformidade dos requisitos claros para os produtos e serviços e, a parti deles, deve-se verificar constantemente a confomidade do produto.

Crosby sempre defendeu que a qualidade é uma questão de sobrevivência para as empresas e ficou conhecido mundialmente a propor o programa Zero Defeito, que pode ser resumido em uma de suas frases mais recorrentes- “Fazer o trabalho direito logo da primeira vez”.

Armand Vallin Feigenbaum

Feigenbaum nasceu em 1922, portanto é da mesma geração de Crosby. Trabalhou muitos anos na General Eletreic (GE) e presidiu a American Society for Quality Control. Sua principal obra foi escrita em 1951; trata-se total quality control (publicado no Brasil como Controle da Qualidade Total), do qual deriva a sigla TQC. Segundo ele, o controle de qualidade total pode ser definido como: Sistema efetivo para integrar esforços de desenvolvimento, manutenção e aperfeiçonamento da qualidade, dos vários grupos da organização, de forma que marketing, engenharia, produção e serviço consigam operar em níveis os mais econômicos, mas que permitam satisfação total do consumidor.  

Kaoru Ishikawa

Ishikawa foi um dos grandes “tradutores”  das teorias norte-americanas para a realidade da cultura japonesa. Embora tenha descrito com detalhes várias ferramestas da qualidade, tais como o gráfico de pareto, os histogramas, os gráficos de controles e os de dispersão, ficou conhecido especialmente, pela difusão dos círculos de controle da qualidade  (CCQ) e pelo diagrama de Ishikawa. Vejamos com mais detalhes suas principais contribuições:

Diagrama de Ishikawa:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Genichi Taguchi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com