TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento material e técnico

Tese: Planejamento material e técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Tese  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Administração de Materiais e Logística

Jundiaí - 2013

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Administração de Materiais e Logística

Nome dos integrantes do grupo

Jundiaí – 2013

Objetivo

Enfatizar as estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico.

Elaborar uma Análise Diagnostica da Cadeia de Logística de Administração de Materiais.

Introdução

Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes. Nenhuma empresa funciona sem matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, movimentados de um setor para outro, ou seja, precisam ser administrados. A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço. Trata de todas as etapas de movimentação e de guarda desses materiais, e visa garantir que o investimento em estoques seja de rentabilidade segura, em termos de lucro e de atendimento às metas da organização. Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capita para o estoque. A função produção é necessária para transformar recursos em produtos úteis. A cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta-se valor, criando, desse modo, mais riqueza. As empresas fabricantes estão no negócio de converter matéria-prima em algo de valor e de utilização muito maiores para o cliente do que a matéria-prima original. Madeira é transformada em mesas e cadeiras, minério de ferro em aço, em carros e latas de refrigerantes. Esse processo de conversão, chamado de fabricação ou de produção torna a sociedade mais rica e cria um padrão de vida melhor.

Etapa 1

Recursos de Materiais e Patrimoniais .

A administração de material é a parte da administração geral que cuida especificamente dos materiais, ligada à logística empresarial, abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

Já na utilização podem se classificar os materiais da seguinte forma: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

A administração do material nada mais é que o planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias que resultam em qualidade, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização.

O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto visando os principais pontos.

1. Preços baixos;

2. Alto giro de estoques;

3. Baixo custo de aquisição e posses;

4. Continuidade de suprimento;

5. Consistência de qualidade;

6. Pouca despesa com pessoal;

7. Relações favoráveis com os fornecedores;

8. Aperfeiçoamento do pessoal;

9. Bons registros.

Etapa 2

Gestão de Estoque e Compras

O gerenciamento das informações é o instrumento eficiente e eficaz que fundamenta o processo decisivo do empresário. Sem controles e, consequentemente, sem informações gerenciais, torna-se impraticável decidir acertadamente e, no tempo necessário. A administração de estoques tem o objetivo de permitir que a empresa consiga produzir e comercializar seus produtos de forma eficiente e com a menor utilização do capital de giro.

O planejamento de estoques é uma atividade de importância fundamental e deverá ser integrado tanto com a produção como também com as vendas, de modo a otimizar os volumes das compras. Quando o assunto é quanto comprar, cada caso deve ser avaliado conforme previsão de necessidade específica. Isso inclui análise de dados no que diz respeito à localização dos pontos de venda, tamanho do mercado, análise da concorrência, área de exposição nas lojas, vendas, tempo de reposição por parte de fornecedores, variações demográficas em termos de renda, sexo, idade etc. A medida exata da compra desafia o profissional de compras a equilibrar os benefícios de um alto giro com o risco da falta de mercadorias. Gestão de estoque e planejamento de compras andam todo o tempo juntos. A gestão de estoque eficaz vai por água abaixo se não houver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com