TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Futebol

Monografias: Plano De Aula Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  2.054 Visualizações

Página 1 de 4

Proposta de Plano de Aula

Duração: 45 minutos

Faixa etária: 15 a 17 anos

Objetivos: Execução de passe e finalização

Será proposta a execução de exercícios combinados com alguns fundamentos dessa modalidade esportiva que são o passe e a finalização com marcação em inferioridade, com o objetivo de executar movimentos corporais e a condução de bola de maneira adequada, facilitando assim a continuidade do jogo, melhorando o gesto técnico e a sua compreensão.

Figura 1 www.portaldoprofessor.mec.gov.br

O passe (conforme figura 1, meramente ilustrativa) pode ser considerado um fundamento ofensivo e defensivo com diversas finalidades, tais como, manter a posse de bola, percorrer espaços da quadra ou chegar à direção do gol adversário. Este fundamento envolve também e consequentemente a recepção.

Tal fundamento pode ser feito predominantemente com os pés, mas pode ser feito também com a cabeça, ombro, coxa e peito. O passe pode ser classificado quanto a quanto à distância (curto, médio ou longo); quanto à trajetória, relacionada à altura (rasteira, meia altura ou parabólico); quanto à execução, relacionada à parte do corpo com que é feita.

Assim como em todos os esportes coletivos, este fundamento proporciona algumas de suas principais características fundamentais que são a cooperação, colaboração e coletividade.

Figura 2 www.ulbra.com.br

A finalização (conforme figura 2, meramente ilustrativa) está intrinsecamente ligada e correlacionada a este fundamento que é o passe, diferenciando-se no objetivo e força, necessitando assim um maior controle desse gesto técnico. Por ter características semelhantes, quanto mais desenvolvidas forem as outras habilidades, melhor será esta habilidade específica. A compreensão no futebol de suas habilidades básicas (correr, chutar, pular) e capacidades físicas (equilíbrio, força, velocidade) que integram este gesto esportivo, facilitam o seu ensino e aprendizado.

O entendimento deste fundamento leva também aos participantes terem noções de tempo e espaço, leitura de jogo criando assim ações coletivas para a sua execução.

Capacidades desenvolvidas na aula: equilíbrio, força, velocidade, agilidade e coordenação.

Figura 4 www.portaldoprofessor.mec.gov.br

Metodologia:

O início da aula (conforme figura 4, meramente ilustrativa) começaria com o famoso “bobinho” onde os alunos fariam uma roda e um aluno ficaria no centro desta roda tentando tomar a bola ou encostar. Os alunos da roda passariam a bola entre si, evitando que ela seja tocada pelo bobinho. Se este a tocar, quem perdeu a bola vai para o centro da roda e assim sucessivamente. Esta atividade poderia ser incrementada conforme o número máximo de toques que cada aluno poderia fazer três toques, dois toques ou um toque. E conforme o número de “bobinhos”, no início com um apenas, depois dois; combinando o número de toques e bobinhos.

O professor faria a leitura dessa atividade (método Integrado) incrementando as dificuldades e exigências, trabalhando nos seus aspectos físicos, motores e cognitivos.

Após dez minutos dessa atividade e conforme o objetivo do professor, seria feita a parte inicial da aula, agora relacionada com exercícios combinados com o passe e finalização.

Figura 5 www.preciolandia.com

Os alunos ficariam dispostos em três colunas na linha de fundo da quadra e de frente para a outra linha de fundo (conforme figura 5, meramente ilustrativa). Cada coluna iria executar uma atividade diferente, a coluna do meio faria uma corrida frontal até o segundo cone, chegando até este faria uma corrida de costas até o primeiro cone e depois outra corrida frontal até o meio da quadra onde a partir da linha do meio da quadra seria um marcador dos alunos que estiverem nas colunas esquerda e direita. A coluna da esquerda faria uma atividade na “escada”, aonde o aluno vai fazendo uma corrida curta e rápida dentro do espaço delimitado. A coluna da direita faria também uma corrida, só que contornando os cones. Tanto a coluna da direita quanto a da esquerda iria até o meio da quadra, onde depois de ultrapassada essa linha mediana seriam os atacantes com o incremento de uma bola contra o aluno da coluna do meio. Nessa atividade de dois jogadores contra um, assim que o marcador tomasse a posse da bola, estaria terminado o exercício, onde voltariam para as colunas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com