TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - futebol

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  31.456 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Disciplina: Educação Física

Acadêmicos: Daniel Mendes, Lucas Jesus, Gabriel, Fernando, André, Ronaldo, Simone, Saienne, João Carlos, Raphaela, Yasmim, Eduardo, Ana Luiza, Karllucy, Victor Garcia

Duração: 30 minutos

Data: 30/09/2015

TEMA

Fundamentos do futebol – Método Parcial

OBJETIVOS

Aprender e vivenciar através de educativos, os fundamentos básicos do futebol: passe, domínio, condução, drible e chute.

Desenvolver maior percepção de lateralidade e espacialidade

Adquirir maior controle do próprio corpo

Estimular a participação de todos, (mais e menos habilidosos), com vistas à inclusão e autonomia de cada um, junto aos movimentos sugeridos dentro dos fundamentos trabalhados.

CONTEÚDO

Passe, domínio, condução de bola, drible e chute

METODOLOGIA

A execução da aula será por meio de atividades práticas, estruturadas em forma de exercícios simples e combinados aos específicos dos fundamentos passe, domínio, condução, drible e chute aumentando o grau de dificuldade.

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

PRIMEIRO MOMENTO:

Alongamento:(membros superiores e inferiores)

Aquecimento:

Os alunos deverão iniciar uma corrida de baixa intensidade e, ao sinal do professor ,deverão mudar de sentido do movimento com a finalidade de trabalhar todas as articulações . (Corrida com elevação alternada de joelhos ate a altura do quadril, seguido com rotação de quadril, corrida lateral e andar fazendo os movimentos de rotação interna e externa de ombro ).

SEGUNDO MOMENTO

Exercícios simples:

Exercício 1

Em duplas, os alunos devem, deverá realizar o passe para seu companheiro e este deverá receber a bola sem dominá-la e devolvê-la realizando outro passe.

Variação :passe curto ,médio, e longa distancia .

Exercício 2

Dividir a turma em quatro filas de um lado e quatro no do outro lado do campo, tendo a demarcação no meio do campo. Os alunos que iniciarão, deverão sair de sua fila fazendo a condução a bola ate o local demarcado ; chegando ,eles deverão fazer o passe para o que esta a sua frente. O jogador que realizou o passe irá para o final da outra fila. Já o jogador que recebeu o passe deverá receber a bola sem fazer o domínio, fazendo o mesmo  exercícios ficando na outra fila.

1° variação – condução de bola somente com um dos pés (direito) e fazendo o passe com o mesmo que conduziu e quem receber o passe poderá fazer o domínio de bola e fazer o mesmo exercício .Quando o aluno for retornar para sua fila inicial o exercício deve ser feito com o outro pé(esquerdo).

2° variação – Fazer o exercício com condução de bola com revezamento dos pés.

3° variação com exercícios combinados: – colocar três cones no meio de campo ,onde o aluno deverá fazer a condução de bola ,dribla os cones e fazer o passe para o outro da fila a sua frente .

Exercício 3

Em fila indiana, o aluno deverá executar o chute de bico ou com a parte interna do pé em direção ao gol.

Exercício 4

Alunos formam uma coluna à frente do gol, um aluno é colocado ao lado do gol, este faz um passe para o primeiro aluno da coluna que chutará a bola. Após o chute o aluno se dirigi ao final da fila.

Exercício 5

Alunos distribuídos lateralmente com bola sobre a linha lateral do campo. Colocar cerca de quatro cones no meio do campo, de frente para o gol, ficando um aluno sem bola na frente dos cones. O primeiro aluno da lateral passa para aquele que está nos cones e vai para seu lugar. O que recebeu a bola, domina, conduzir a bola entre os cones e chuta a gol e vai para a lateral.

MOMENTO FINAL

Roda de conversa com os alunos, realizando um feedback sobre as atividades desenvolvidas na aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (772.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com