TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Desenvolvimento De Cargo E Salario

Artigos Científicos: Plano De Desenvolvimento De Cargo E Salario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de planejamento e desenvolvimento de carreira

Planejamento e desenvolvimento de carreira são fatores motivacionais e de ambientação do colaborador a organização, que contribuem para que o funcionário tenha o enfoque sistêmico dos seus objetivos pessoais e organizacionais, estabelecendo a interação entre conhecimento, habilidade e atitude.

No mercado de hoje esta cada vez maior a procura por profissionais com qualidade na sua produtividade, na qualidade, na melhoria continua, administração de tempo, e também ama mão-de-obra acuada por fortes exigências em relação à escolaridade, qualificação e aperfeiçoamento, exigências internas como satisfação financeira, auto-estima e automotivação. Assim vemos que a economia global mudou, as empresas mudaram e o emprego também mudou. Por isso as relações de trabalhos já não são mais duradouras como antigamente.

Planejamento define o que a empresa pretende fazer no futuro e como devera fazê-lo. É o planejamento de como tudo ira acontecer dentro da empresa dentro de um determinado período.

Planejamento de desenvolvimento de carreira estão vinculados á programação de carreira estabelecida pela organização, e a ascensão dos funcionários eficazes e eficientes, aliado ao seu trabalho profissional e avaliado através de critérios definidos pela empresa. Sendo assim o primeiro passo na construção de uma carreira de sucesso é integrar os objetivos pessoais com o mercado de trabalho. Para isso, é importante interagir com as pessoas, dividir expectativas e partilhar objetivos. É necessário desenvolver interações e relações construtivas e produtivas para a carreira.

Na definição de estratégia é importante saber que a administração precisa compreender seus ambientes e identificá-los como pontos fortes e fracos. Para isso é preciso fazer uma análise ambiental, verificando as oportunidades que devem ser aproveitadas e as ameaças que devem ser neutralizadas ou evitadas. Análise organizacional é fazer um diagnóstico das habilidades e capacidades da empresa, analisar os pontos fortes e fracos, alem de fazer um levantamento interno da sua real vocação e como ela pode se tornar bem sucedida.

No estruturamento de uma carreira é importante para profissionais que trabalham em grandes empresas onde podem ter seus cargos elevamos muito rapidamente. Entanto existem três tipos de estrutura de carreiras. As estruturas em linha: ordenam diversas posições para uma única direção. A estrutura em rede: dispõe uma função na qual aquele funcionário deseja trabalhar na empresa. E as estruturas paralelas: que cria alternativas de carreiras não necessariamente relacionadas á arquitetura organizacional. Por isso o sistema de carreiras paralelas permite á empresa incentivar tanto o aperfeiçoamento técnico como o gerencial, dependendo do perfil de cargos e pessoal, alem das vocações e aspirações individuais.

O desenvolvimento deve começar no inicio da carreira, e perseguir através do desenvolvimento profissional e de atuação da empresa, seguindo ate sua aposentadoria. Para a administração de planejamento o alinhamento deve ser o objetivo para um profissional, formando-se dentro do próprio setor para que sua estrutura seja formada e desenvolvida com novos conhecimentos e baseada na cultura organizacional da empresa.

Identificação dos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com