TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estágio Curricular Obrigatório I - Gestão

Casos: Plano De Estágio Curricular Obrigatório I - Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2014

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof.

Tutor eletrônico:

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................05

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................09

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................12

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Este estágio foi realizado na Escola Municipal Professora Divina Lourenço de Melo Leão localizada no municippio de Valparaíso de Goás, funcionando nos turnos matutino e vespertino de 1º ao 5º ano do ensino fundamental tem como objetivo mostraros pontos observados durante o estagio supervisionado.

Pude perceber uma gestão de qualçidade , onde comunidade ,pais professores, agente administrativo e todos aqueles que compoem a escola participam democraticamente de todas as etapas trabalhadas na quela instituição de ensino possui uma área ampla onde e desenvolvido varios projetos como “ o mas educação”.

O Projeot Político Pedagogico (PPP), mostra em sua estrutua um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, propostos pela Lei de Diretrizes Bases (LDB) obtendo uma melhor organização sistematizando as atividades desenvolvidas pala escola como um todo.

Para minha formação teve suma importancia pois há uma diferença muito grande entre a teoria e pratica sabendo que cada uma por si só possui suas particularidades mas juntas levam a uma apredisagem teorica e prática mas ampla.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

A Escola Municipal Professora Divina Lourenço de Melo Leão, e uma escola publica situada no municipio de Valparaíso de Goías,com turnos matutino e vespertino, atende cerca de 495 alunosque vai do 1º ao 5º ano do ensino fundamental , possui 17 salas, mas secretaria , pátio interno, pátio externo, quadras cobertas e aberta,refeitório , cozinha, sanitario feminino, masculino e sanitarios para professores, biblioteca salas de vídio ,TV, leitura e laboratório de computação.

A casa do caminho presta atendimento a a crianças de 06 a 11 anos completos de segunda a sexta-feira de 07h ás 18h30h com o total de 200 dias letivos.

Pode se vê que a instituiçaõ antende também as familias e a comunidade local, por compreender que a criança como ser integral, constituida de multiplas aprendizagens, assim adquire saberes oriundos do meio em que vive e também será capaz de reproduzi-lo.

Partindo da ação dos professores em sala de aula, realizam atividades que demonstram os melhores resultados do processo de ensino/aprendizagem. Dentre suas funções podemos citar: tratar com igualdade todos os estudantes, sem distinção de etnia, credo religioso, convicção política ou filosófica.

A escola desenvolve projetos interdiciplinares para a melhoria da dinamica da instituição, buscando melhorar a aprendizagem dos alunos, sempre junto com a família

A gestão escolar administrativa e pedagógica é democrática, pois oportunizam a participação de todos que compõem a equipe escolar, onde procuram intregar a participação da família para fazer parte desta tarefa, acompanhando mais de perto o desenvolvimento do cotidiano escolar.

A instituição conta com o “projeto valores” e “mas educação” onde o PPP serve de suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com